Janeiro Branco inicia com ampliação de atividades para servidores e maceioenses

Abertura da campanha voltada à saúde mental conta com apresentação musical e atividade física

Nesttor Netto/Ascom SMS 11/01/2024 às 13:20
Janeiro Branco inicia com ampliação de atividades para servidores e maceioenses
Apresentação musical na abertura da campanha. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou oficialmente a campanha Janeiro Branco, na manhã desta quinta-feira (11). O evento de abertura da ação, que visa conscientizar e promover a saúde mental, ocorreu na sede da pasta, localizada na região central da cidade.

A iniciativa tem o intuito de fomentar o bem-estar emocional, a fim de mobilizar e  disseminar a importância da prevenção e o cuidado emocional tanto dos servidores, quanto da população de Maceió. 

Realizada pela Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial (CTAP) da SMS, a atividade contou com a parceria do  Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS). Durante o evento de abertura, os participantes contaram com apresentação musical, atividades físicas, aulas de dança e massagens terapêuticas.

“A saúde mental vai além do Janeiro Branco, então precisamos manter e estimular ações e atividades voltadas aos cuidados da saúde mental e emocional, continuamente. Falar sobre o tema é de extrema importância para prevenir, tratar e vencer os males deste século, como a depressão, a ansiedade e outros transtornos causadores dos adoecimentos mentais. As pessoas precisam ser ouvidas. E além disso, atividades lúdicas, artísticas e atividades físicas proporcionam melhoria na qualidade de vida e devemos fortalecer essa ideia”, destacou a coordenadora-técnica de atenção psicossocial, Roseane Farias.  

Ainda de acordo com Roseane, a atividade de hoje, para os servidores na sede da secretaria, serviu como incentivo, a fim de conscientizar e cuidar de quem cuida dos usuários, oficializando a campanha para fortalecer as ações durante o mês.

Nesta quinta-feira (11), as unidades de saúde do município de Maceió ampliam o tema com palestras e rodas de conversas, a fim de acolher e discutir sobre adoecimento mental, prevenção e tratamento.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também vão ampliar atividades sobre o tema, voltadas aos usuários, para fortalecer a promoção da saúde emocional e mental. 

ACESSE AQUI o link da programação.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.