Hospital da Cidade recebe comitiva do Hospital Albert Einstein para reestruturação com foco em excelência

Consultores iniciam semana de atividades focadas em diagnóstico, indicadores e definição do novo perfil da unidade

Eberth LIns/Ascom Maceió Saúde 22/09/2025 às 15:47
Hospital da Cidade recebe comitiva do Hospital Albert Einstein para reestruturação com foco em excelência
Com apoio do Einstein, Hospital da Cidade inicia fase estratégica de modernização. Foto: David Silas/Ascom Maceió Saúde

A chegada da comitiva do Hospital Israelita Albert Einstein ao Hospital da Cidade, nesta segunda-feira (22), marca um novo e importante capítulo na consultoria iniciada em junho deste ano. Embora não seja a primeira vez que especialistas da instituição paulista desembarcam em Maceió, a visita desta semana é considerada estratégica para o avanço das ações que prometem transformar a gestão e os processos assistenciais da unidade pública, administrada pelo Serviço Social Autônomo Maceió Saúde.

O projeto de consultoria, que se estende até março de 2026, é dividido em diagnóstico das operações e identificação de gargalos, redesenho da estrutura hospitalar e apoio direto à implantação das mudanças. Ao todo, estão previstas 31 entregas para tornar o Hospital da Cidade mais eficiente, seguro e centrado na qualidade do atendimento.

Durante a reunião de abertura dos trabalhos da semana, os representantes do Einstein discutiram a agenda de atividades e reforçaram a importância do envolvimento das equipes locais. Camila Porciúncula, diretora-presidente do Maceió Saúde, destacou o impacto positivo da parceria. “Essa aliança representa um salto de qualidade para a saúde pública de Maceió. O que vemos no HC é uma equipe com vontade genuína de evoluir, de fazer mais pela população maceioense”, afirmou.

A gestora do Maceió Saúde explicou que a comitiva dá sequência a um trabalho que está apenas no começo, mas que carrega potencial de impactar diretamente a vida de milhares de maceioenses que dependem do SUS. "Com o apoio técnico do Einstein, o Hospital da Cidade trabalha para se consolidar como referência em atendimento público de qualidade, com processos mais humanizados, gestão transparente e uso eficiente dos recursos", acrescentou Porciúncula.

Retorno dos especialistas marca o início da reestruturação prática na unidade e define rumos para a gestão e a assistência hospitalar. Foto: David Silas/Ascom Maceió Saúde
Retorno dos especialistas marca o início da reestruturação prática na unidade e define rumos para a gestão e a assistência hospitalar. Foto: David Silas/Ascom Maceió Saúde

Entre os principais focos da equipe nesta fase está a análise e estruturação dos indicadores hospitalares. De acordo com Maurilio Flores, consultor de Analytics em Economia em Saúde do Einstein, a ideia é ouvir a assistência, entender os desafios cotidianos e, a partir disso, implantar um sistema mais robusto e funcional de coleta e uso de dados. “Vamos trabalhar com a equipe para que entendam o que cada indicador significa e como utilizá-los para qualificar a gestão e o cuidado”, explicou.

A consultoria inclui ainda projetos de médio e longo prazo, como a retomada do serviço de hemodinâmica, ampliação de leitos e consolidação do HC como espaço de formação e capacitação para estudantes e profissionais da área da saúde em Alagoas. Também estão previstas capacitações locais e imersões das lideranças do Hospital da Cidade em São Paulo, com o intuito de reforçar boas práticas de gestão e assistência à rotina do hospital municipal.

Maceió Saúde - O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, entidade privada sem fins lucrativos criada para fortalecer e aprimorar a gestão das unidades de saúde municipais. A atuação da instituição proporciona uma administração moderna, eficiente e comprometida com a qualidade dos serviços prestados à população, sempre alinhada às melhores práticas de gestão em saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.