Hospital da Cidade promove roda de conversa em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente
Profissionais de diferentes setores se reuniram para fortalecer práticas humanizadas e seguras no cuidado com gestantes, bebês e crianças desde a atenção primária

Nesta quarta-feira (17), o Hospital da Cidade, primeiro hospital municipal da história de Maceió, promoveu uma roda de conversa com profissionais de diversas áreas para discutir a segurança do paciente desde o início. A ação ocorreu no auditório da unidade em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado hoje, com um foco especial na atenção primária.
Durante a mesa redonda, profissionais da maternidade, UTIs Neonatal e Pediátrica, além de representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e da Segurança do Trabalho, compartilharam experiências e ideias com o objetivo de tornar o atendimento mais seguro e humanizado.
A iniciativa promoveu um momento de escuta e troca de saberes entre médicos, enfermeiros e outros colaboradores, reforçando que todos os setores do hospital têm papel fundamental no cuidado com o paciente desde os primeiros momentos de vida.
A médica neonatologista, Camila Ferreira, destacou a importância de unir diferentes equipes para garantir uma assistência completa. “Esse momento representa a junção dos esforços da UTI Neonatal com as demais colegas para escutar esse paciente como um todo, passando pelo pré-natal, parto e cuidados intensivos. "Nosso foco está no cuidado mais humanizado para os vulneráveis, para os recém-nascidos, para as crianças”, afirmou.
A conversa também abordou temas sensíveis e importantes, como a criação de protocolos específicos para a maternidade, o respeito ao direito da gestante de escolher quem a acompanhará no parto, o acolhimento às doulas e a preservação do primeiro contato entre o bebê e a mãe, momento considerado fundamental para o desenvolvimento da criança. A equipe reforçou ainda a necessidade de criar regras objetivas e empáticas para as visitas à maternidade, sempre com foco no bem-estar da mãe e do recém-nascido.

Para os profissionais presentes, a roda de conversa foi mais do que uma atividade comemorativa. "Foi um chamado à reflexão sobre práticas que impactam diretamente a vida dos pacientes desde o início de sua trajetória no sistema de saúde", frisou Vitória Raíssa, enfermeira do HC.
Maceió Saúde
O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, entidade privada sem fins lucrativos criada para fortalecer e aprimorar a gestão das unidades de saúde municipais. A atuação da instituição proporciona uma administração moderna, eficiente e comprometida com a qualidade dos serviços prestados à população, sempre alinhada às melhores práticas de gestão em saúde.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.