Hospital da Cidade investe em prevenção à sepse para salvar mais vidas

Capacitação com equipe multidisciplinar reforça detecção precoce, aumentando as chances de recuperação dos pacientes desde os primeiros sinais

Ascom Maceió Saúde 29/09/2025 às 15:58
Hospital da Cidade investe em prevenção à sepse para salvar mais vidas
Treinamento no Hospital da Cidade fortalece cuidados que salvam vidas. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Nesta segunda-feira (29), o Hospital da Cidade (HC), primeira unidade hospitalar municipal de Maceió, realizou uma ação estratégica voltada à prevenção e ao combate à sepse, uma das principais causas de morte em ambientes hospitalares. A atividade reuniu profissionais de diversas áreas no auditório do HC e teve como principal objetivo o fortalecimento da segurança do paciente por meio do reconhecimento rápido dos sinais da doença.

Com uma abordagem educativa e lúdica, a ação proporcionou à equipe multidisciplinar uma vivência prática sobre os protocolos de sepse, destacando a importância da atuação integrada para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, medidas que podem fazer toda a diferença entre a vida e a morte.

O evento começou com a exibição de um vídeo informativo que abordou o que é a sepse, como identificar os primeiros sinais, a importância da aplicação correta dos protocolos clínicos e as principais métricas de controle utilizadas por instituições de saúde.

Durante a capacitação, também foi reforçada a importância da jornada do paciente, destacando que o cuidado acontece em todos os setores do hospital, desde a triagem até o acompanhamento pós-alta. O objetivo foi desenvolver entre os profissionais uma cultura de segurança contínua, em que a atenção à sepse não ocorra apenas após a identificação, mas esteja presente o tempo todo.

Capacitação foi direcionada para equipe multidisciplinar. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde
Capacitação foi direcionada para equipe multidisciplinar. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

A enfermeira Laís, do Centro de Infecções do HC, explicou que a atividade integrou a campanha nacional promovida pelo Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS), realizada todos os anos no mês de setembro.

Segundo ela, a ação visa envolver os profissionais de forma leve e engajada, com uma metodologia de gamificação, para facilitar o aprendizado e tornar o conteúdo mais acessível. “Todo minuto conta. O Hospital da Cidade, por meio do Núcleo de Controle de Infecção, elaborou um treinamento com metodologia de gamificação para que toda a equipe pudesse aprender de forma leve e divertida, mas com foco em salvar vidas”, afirmou a enfermeira.

Foram realizadas quatro atividades práticas com foco na identificação precoce da sepse e nos protocolos de atendimento. Ao final, os participantes receberam brindes como reconhecimento pelo envolvimento e dedicação.

O fisioterapeuta Marcos Moura, que participou da ação, ressaltou como esse tipo de capacitação contribui diretamente para a segurança do paciente. “É uma ação muito importante para nós, colaboradores, porque aqui a gente identifica, trata, reabilita e, o mais importante, nas primeiras horas já toma providências junto ao médico para coletar todos os exames possíveis. Isso evita que algo mais grave aconteça”, reforçou.

Ação educativa no Hospital da Cidade fortalece prevenção à sepse e salva vidas. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde
Ação educativa no Hospital da Cidade fortalece prevenção à sepse e salva vidas. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Segundo o Instituto Latino-americano de Sepse, a doença é responsável por cerca de 670 mil casos por ano no Brasil, com aproximadamente 240 mil mortes apenas entre adultos. A taxa de letalidade em unidades de terapia intensiva pode chegar a 55%. Além disso, a sepse é uma causa importante de morte também em crianças e neonatos. Ao contrário do que muitos pensam, a condição não afeta apenas pacientes internados, grande parte dos casos ocorre em atendimentos de urgência e emergência.

Entre os fatores que contribuem para a alta mortalidade estão as dificuldades de acesso ao sistema de saúde, a precariedade da infraestrutura hospitalar, a falta de leitos de terapia intensiva, o número insuficiente de profissionais capacitados e o desconhecimento sobre a doença, tanto entre profissionais quanto entre a população em geral.

O Hospital da Cidade é administrado pelo Maceió Saúde, entidade privada sem fins lucrativos criada para fortalecer e aprimorar a gestão das unidades de saúde municipais. A atuação da instituição proporciona uma administração moderna, eficiente e comprometida com a qualidade dos serviços prestados à população, sempre alinhada às melhores práticas de gestão em saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.