Grupos de práticas corporais proporcionam saúde aos usuários do SUS

Ação é desenvolvida pela equipe multiprofissional da Atenção Primária e estimula a prática de exercício para o completo bem-estar físico e mental

Marília Ferreira/Ascom SMS 08/04/2024 às 09:00
Grupos de práticas corporais proporcionam saúde aos usuários do SUS
Entre as atividades desenvolvidas estão treino funcional, ginástica de luta, ginástica localizada e caminhada. Foto: Ascom SMS

No último dia 6 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. A prática da atividade física é fundamental para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió reforça a importância do movimento corporal para o bem-estar físico e mental da população.

Entre as diversas ações realizadas pela pasta, com foco na prevenção e promoção da saúde, estão os Grupos de Práticas Corporais da equipe multiprofissional da Atenção Primária da Saúde de Maceió (e-Multi), que são vinculados às unidades de saúde que compõem a Estratégia de Saúde da Família (ESF) na capital. Atualmente, a e-Multi possui 15 grupos com a participação dos usuários dessas unidades, que variam de 3 a 20 integrantes.

Os grupos de práticas corporais têm o objetivo de fomentar a prática de exercício físico, desenvolvendo força, resistência muscular, aptidão cardiorrespiratória, composição corporal e equilíbrio. Além disso, criam um ambiente de socialização entre os usuários, sendo um espaço de descontração, revitalização mental e propagação de conhecimentos gerais de saúde.

O profissional de Educação Física do e-Multi, Raphael Gomes, atua nos grupos das Unidades de Saúde da Família (USFs) Saúde Durval Cortez, Hélvio Auto, CAIC Virgem de Pobres, Tarcísio Palmeira e Jardim São Francisco. Ele explica como aconteceu a criação dos grupos e a importância do trabalho para aqueles que utilizam os serviços de saúde pública.

“A criação dos grupos foi motivada pelo fato da prática de exercício físico ser ferramenta irrefutável para prevenção de doenças e promoção da saúde, associado à avaliação da demanda desse tipo de orientação para, principalmente, um público mais vulnerável no sentido de experiência motora, fragilidade de saúde e com pouco acesso a esse tipo de serviço”, afirma.

Educador físico do e-Multi, Raphael Gomes. Foto: Ascom SMS
Educador físico do e-Multi, Raphael Gomes. Foto: Ascom SMS

Benefícios à saúde

Ainda segundo o profissional, os participantes têm acesso as mais variadas formas de atividades físicas para combater o sedentarismo e, consequentemente, obter uma melhor qualidade de vida e prevenir e controlar várias doenças.

“Os grupos contam com treino funcional, ginástica de luta, ginástica localizada, caminhada, alongamento, meditação e educação em saúde. Ter a prática de se exercitar é fundamental para uma boa qualidade de vida, porque melhora ou mantém a saúde, em seus aspectos físicos, mentais e sociais. Ajuda a controlar a glicemia, pressão arterial, sono, colesterol, gordura corporal, aumenta a eficiência do sistema imunológico, combate o estresse e a depressão, fortalece os vínculos sociais, além de estreitar os laços com a unidade de saúde”, pontua.

Ivonete Santos é artesã e moradora do Pontal da Barra. Com 81 anos de idade, Dona Ivonete é a mais antiga participante do grupo de práticas corporais, frequentando o serviço há mais de 15 anos. Feliz por ser uma das primeiras participantes, ela revela que o segredo para a longevidade está justamente na prática de exercícios físicos.

“O exercício físico é tudo na minha vida. Se não fosse por ele, hoje eu não estaria aqui firme e forte como eu estou. E eu sou grata por esse grupo existir. Desde que iniciou, que eu participo, e só falto quando estou doente, ou quando vou ao médico. É por isso que cheguei nessa idade, por ter o hábito de fazer atividade física e minhas caminhadas, que é algo que eu não deixo de fazer jamais”, comenta. 

Dona Ivonete Santos, a mais antiga participante do grupo de práticas corporais. Foto: Ascom SMS
Dona Ivonete Santos, a mais antiga participante do grupo de práticas corporais. Foto: Ascom SMS

Outra participante do grupo é a Dona Ariane Oliveira, 60 anos. Para ela, o grupo de práticas corporais garante mudanças que trazem benefícios para o corpo e a mente. “O grupo de atividade física mudou bastante a minha vida, porque me proporcionou bem-estar físico e mental. Quando nós somos sedentários, sentimos mais dores pelo corpo e até a mente fica mais fechada. A partir do momento em que começamos a fazer um exercício físico, tudo isso muda. A mente fica mais aberta, fazemos novas amizades e ficamos mais ativos fisicamente”, destaca.

Dona Ariane Oliveira também participa do grupo e diz que o exercício físico mudou a sua vida para melhor. Foto: Ascom SMS
Dona Ariane Oliveira também participa do grupo e diz que o exercício físico mudou a sua vida para melhor. Foto: Ascom SMS

Como participar 

Para participar de algum grupo de práticas corporais do e-Multi é necessário, antes de tudo, estar em contato com o médico da unidade de saúde para respectiva liberação, se pertencer a algum grupo de risco (idoso, cardiopatia, diabetes, HAS, etc).

Caso não se enquadre em nenhum grupo de risco, basta ir aos locais de aula munido do cartão SUS, com roupas confortáveis e uma garrafa com água.

Os grupos de práticas corporais acontecem de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, em diversos pontos espalhados pela capital.

Abaixo, confira o link com o cronograma dos locais e horários das atividades:

https://docs.google.com/document/u/0/d/1vCqajqXV_WKUAfE0IzQQIjXp_JB-WTNPguzaj5hJBq4/mobilebasic

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.