Grupos de intervenção começam a atuar nos cuidados à saúde dos agentes de endemias
Atividades são acompanhadas pela equipe multidisciplinar do Cerest
O Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou, nesta sexta-feira (15), um encontro com os agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), no auditório da Diretoria da Vigilância em Saúde, em Jaraguá.
A atividade marcou o início dos grupos de intervenção em saúde do trabalhador, que é faz parte do projeto 'Cuidando da Saúde dos Agentes de Endemias de Maceió/Alagoas', cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida desses servidores.
A técnica da área da Nutrição do Cerest, Taciana Rebelo, falou sobre alimentação saudável no encontro e destacou a importância do tema.
“O desafio da alimentação saudável será realizado em três encontros quinzenais, com o intuito de aumentar o consumo de hortifrutis e diminuir o de frituras e açúcares simples, visando à melhoria da alimentação, estimulando a alimentação colorida, uma vez que as cores dos alimentos possuem propriedades funcionais. Então, nós discutimos tudo isso nesse primeiro momento. Uma pessoa que não se alimenta adequadamente, não consegue desenvolver o seu trabalho adequadamente”, explicou a técnica.
Na mesma manhã, a fisioterapeuta do Cerest, Nathania Carla, também ministrou sua palestra com os servidores e desenvolveu atividades físicas práticas, abordando a importância de realizar diariamente o alongamento. Em sua abordagem, a profissional também ouviu as principais queixas para ter um panorama de como os agentes estão e, junto com a equipe multidisciplinar, poder contribuir com melhorias à saúde dos trabalhadores.
Os grupos vão englobar profissionais do Cerest de várias áreas (fonoaudiologia, psicologia, nutrição e medicina) visando ao aprimoramento da saúde e da qualidade de vida dos servidores. Além dos encontros presenciais, os servidores também vão ser assistidos em grupos online.
A coordenadora-geral do Cerest Maceió, Sthefane Melo, falou sobre a importância dessa articulação. “Trabalhamos com técnicos de várias áreas, temos uma equipe multidisciplinar muito capacitada que ajuda os servidores no dia a dia. O trabalho do Cerest é continuado, estamos sempre atuando em prol da saúde do trabalhador. Esses grupos são mais uma das ações que realizamos e estamos sempre ao dispor para auxiliar os trabalhadores”, relatou.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.