Gerência de Imunização capacita profissionais para aperfeiçoar dados sobre reações adversas
Atividade visa qualificar ações de vacinação do Município
As enfermeiras, Juliana Veras e Viviane Jatobá, que integram a equipe técnica dos Eventos Adversos Pós-vacinação (EAPV), da Gerência de Imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, apresentaram o sistema informatizado aos profissionais de enfermagem que atuam em unidades de saúde, maternidades, hospitais e unidades de pronto atendimento na capital.
A ferramenta digital é responsável pela anotação oficial de ocorrências, relatadas após a imunização, bem como pelo aperfeiçoamento dos registros de imunização, ocorridos com todas as vacinas administradas na população.
Na atividade, as equipes estão sendo orientadas a identificar e registrar a ocorrência de casos de eventos adversos, passíveis de serem imputados às vacinações, além de indicar, aos usuários, a procurar a unidade de saúde para proceder a notificação e investigação, para posterior avaliação de uma equipe técnica e emissão de um diagnóstico final e definitivo, possibilitando, dessa forma, a avaliação de causalidade.
“A inserção dos dados informados pelo paciente no atendimento feito por enfermeiros nas unidades de saúde, através dessa plataforma, visa agilizar o processo de investigação e favorecer na celeridade do acompanhamento e encerramento dos casos”, informa a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
A capacitação está sendo realizada nos laboratórios de informática do Campus II do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), instituição parceira na ação.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.