Fórum Distrital de Promoção da Saúde é realizado em Guaxuma

Evento está na sétima edição e tem como objetivo fomentar a implantação da Política Municipal de Promoção da Saúde

Wilson Smith/Ascom SMS 27/10/2023 às 15:31
Fórum Distrital de Promoção da Saúde é realizado em Guaxuma
SMS realiza rodada de fóruns voltados para Promoção da Saúde. Foto: Ascom/SMS

A Secretaria Municipal Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (27), mais uma etapa do 7º Fórum Distrital de Promoção da Saúde. A ação ocorreu nas instalações do Sesc Guaxuma e foi direcionada para o mapeamento das atividades de promoção à saúde que são realizadas no território do 8º Distrito Sanitário. A atividade foi organizada pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e pelo Grupo Condutor de Promoção da Saúde.

O Fórum foi aberto com uma mostra que evidenciava as diversas frentes de trabalho que estão dentro das atribuições da promoção à saúde. O público que participou do Fórum também assistiu a uma exibição de vídeos e outros materiais sobre as ações e espaços de promoção da saúde realizados no 8º Distrito Sanitário. Após a exibição, a Coordenação Técnica abriu para a discussão com o público, a fim de ouvir as propostas para construir de forma coletiva, a Política Municipal de Promoção à Saúde. 

A coordenadora-geral da Promoção e Educação em Saúde da SMS, Adriana Paffer, destacou as atividades desenvolvidas no encontro. “A temática do Fórum tem como objetivo tecer redes. Por isso, estão participando aqui diversos atores sociais como as unidades de saúde, a UDA da Unima, o pessoal do artesanato. Está sendo uma mostra bastante rica, onde eles estão mostrando muito o eixo da sustentabilidade, aqui nessa parte toda do litoral Norte”, explicou.  

A artesã, Mônica Cristina, esteve presente na mostra que abriu o evento e falou sobre a experiência de participar da ação municipal. “Todo fórum traz uma maneira de conscientização que é maravilhoso. Está sendo excelente a experiência, porque posso divulgar o trabalho, o cuidado com a natureza e também fazer anúncio de que a Casa da Artesã está de portas abertas, próximo aos Salinas. Entre os produtos apresentados, o nosso carro-chefe é o trabalho com macramê e de produtos naturais, e só utilizamos somente aqueles que já foram consumidos, sem agressão à natureza”, contou. 

Segundo a coordenadora, a promoção de atividades artísticas e culturais constitui uma estratégia vital para a integração e promoção da saúde na comunidade. "O município de Maceió valoriza e reconhece tais iniciativas, proporcionando, em diversos fóruns, oportunidades para que artistas exponham seus trabalhos. Essa ação reflete o compromisso da cidade em fomentar uma atmosfera enriquecedora, onde a arte e a cultura atuam como catalisadores para o bem-estar e a coesão social", disse Adriana Paffer.

Próximas ações 

No dia 22 de novembro será realizado o último Fórum, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal),  reunindo os 6º e 7º Distritos Sanitários, fechando essa etapa. A Coordenação Técnica informou que em dezembro irá realizar o 9ª Seminário de Promoção da Saúde.

No evento será apresentada a consolidação das propostas apresentadas em todos os fóruns de cada Distrito Sanitário de Maceió. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.