Fórum Distrital de Promoção da Saúde é aberto em Maceió

Evento está na sétima edição e tem como objetivo fomentar a implantação da Política Municipal de Promoção da Saúde

Wilson Smith/Ascom SMS 08/08/2023 às 15:11
Fórum Distrital de Promoção da Saúde é aberto em Maceió
Abertura do 7° Fórum Distrital de Promoção da Saúde. Foto: Ascom/SMS

O 7º Fórum Distrital de Promoção da Saúde foi aberto, nesta terça-feira (8), no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió, no Centro da capital. A iniciativa é organizada pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e pelo Grupo Condutor de Promoção da Saúde do Município. O evento destacou as ações do 1º Distrito Sanitário voltadas à melhoria da qualidade de vida no contexto de “Cidades Saudáveis”. 

O Fórum foi aberto com uma mostra que evidenciava as diversas frentes de trabalho que estão dentro das atribuições da Promoção à Saúde. O público-alvo da ação foi formado por estudantes de instituições públicas, membros da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria do Esporte, Secretaria de Saúde Estadual, profissionais da equipe multidisciplinar da UBS Osvaldo Brandão Vilela, CAPS Dr. Rostan Silvestre, Núcleo de Reabilitação, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS) e integrantes da Associação dos Artesãos Criativos de Alagoas. 

A coordenadora-geral da Promoção e Educação em Saúde da SMS, Adriana Paffer, falou sobre o funcionamento e a importância desses fóruns. 

“Criamos a pergunta norteadora: ‘O que precisamos ter para uma cidade mais saudável?’ E a partir dela estamos construindo um painel com o público. Nessa explanação o que eles evidenciam como necessidade para ter uma Maceió mais saudável será registrado e vamos fazer um consolidado dessas informações, iremos promover esses fóruns nos oito distritos sanitário e todas essas informações vão ser instrumentos para gente formular a política municipal da saúde”, explicou. 

O público que participou do Fórum também assistiu a uma exibição de vídeos e outros materiais sobre as ações e espaços de promoção da saúde realizados no 1º Distrito Sanitário. Após a exibição, a Coordenação Técnica da Promoção da Saúde abriu para a discussão com o público, a fim de ouvir as propostas para construir de forma coletiva, a Política Municipal de Promoção à Saúde. 

O compilado dessas informações vai contribuir com a formulação da Política Municipal de Promoção da Saúde, que tem em seus objetivos, princípios, valores, diretrizes, temas transversais, estratégias operacionais e temas prioritários, que visam à equidade, à melhoria das condições e dos modos de viver e à afirmação do direito à vida e à saúde, dialogando com as reflexões dos movimentos nacionais e internacionais no âmbito da promoção da saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.