Fórum debate formação profissional no Sistema Único de Saúde

Evento ocorreu na Unit e reuniu profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e Atenção Básica

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 02/12/2022 às 10:04
Fórum debate formação profissional no Sistema Único de Saúde
Foto: Cortesia

Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e da Atenção Básica de Maceió, participaram nessa quinta-feira (1), do VIII Fórum Nasf na Atenção Primária, que esse ano contou com o tema “eNASF/AP: um dispositivo potente para produzir saúde integral e contribuir para a formação do profissional do SUS”. O encontro aconteceu no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, e teve como objetivo promover um amplo debate sobre a clínica ampliada e a formação profissional no SUS.

Segundo Kelly Luz, responsável técnica pelo Nasf, entre os grandes desafios da Atenção Primária, estão a ampliação do acesso, a melhoria da qualidade e a resolutividade das ações. “É nesse contexto que a e-NASF se constitui um dispositivo potente para produzir saúde integral, por meio do compartilhamento de saberes e ampliando a resolutividade clínica das equipes de saúde na perspectiva da clínica ampliada, que é uma das diretrizes da política de humanização”, destaca.

“O VIII fórum e-NASF/AP tem dois objetivos principais. O primeiro é dialogar sobre a prática do cuidado integral na perspectiva da clínica ampliada, com a formação de grupos. Já o segundo é fortalecer o papel da e-NASF/AP na prática de preceptoria, com o olhar na integração ensino, serviço e comunidade, para promover transformação social e revigorar a cidadania nos territórios”, completa a responsável técnica pelo Nasf.

A e-NASF é uma equipe multiprofissional, composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento e que atua conjuntamente com os profissionais de equipe de Saúde da Família, com foco no território de sua responsabilidade, estando presente nos oito Distritos Sanitários de Maceió, fortalecendo a prevenção de adoecimentos e a promoção da saúde.

Durante o VIII Fórum, os participantes puderam contar com palestras sobre as temáticas como “Clínica ampliada e compartilhada com ênfase na formação de grupos no cuidado integral: uma alternativa para implementar ações de educação em saúde”, apresentação do projeto “Educação permanente 2022 – Um olhar integral para formação de grupos na Atenção Primária” e “A e-Nasf, espaço de prática para contribuição na formação de profissionais na saúde pública nas áreas da assistência e técnico pedagógica: uma estratégia de integração ensino-serviço e comunidade”.

Participaram do evento, Alaíde Ricardo da Silva, Diretora de Atenção à Saúde (DAS); Ednalva Araújo, Coordenadora Geral de Atenção Primária; Kelly Viana, Coordenadora Geral de Desenvolvimento em Recursos Humanos da SMS; Juliana Melo, Gerente-Geral dos Distritos Sanitários e representantes do Conselho Municipal de Saúde e Atenção Primária Estadual.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.