Fiscalização interdita distribuidora e apreende 5 toneladas de produtos na Levada

Estabelecimento foi autuado, responderá a processo administrativo e terá 30 dias para se regularizar e solicitar a desinterdição

Marília Ferreira/Ascom SMS 31/08/2023 às 12:17
Fiscalização interdita distribuidora e apreende 5 toneladas de produtos na Levada
Local apresentava alto risco sanitário. Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, nesta quinta-feira (31), na Levada, uma distribuidora de alimentos e saneantes clandestinos. No estabelecimento, a equipe de fiscalização também apreendeu 5 mil kg de produtos, perecíveis e não perecíveis, que estavam estragados e com prazos de validade vencidos e adulterados.

Açúcar, óleo de soja, água sanitária, sabão em barra e papel higiênico foram alguns dos produtos apreendidos. O local possuía condições inadequadas de armazenamento e presença de roedores, escorpiões e baratas, representando um alto risco sanitário.

“O local estava totalmente fora das normas exigidas pela legislação sanitária. Não havia condições do estabelecimento funcionar, pois representava risco sanitário iminente. O proprietário só poderá reabrir o local após realizar todas adequações necessárias. Nosso intuito não é punir, mas sim promover a segurança e a saúde da população”, afirma o chefe especial da Visa, Airton Santos. 

O estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$180,00 a R$19 mil. A empresa tem o prazo de 30 dias para se regularizar e solicitar a desinterdição.

Disque Denúncia e WhatsApp

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.