Fiscalização da Vigilância Sanitária apreende 600 kg de produtos impróprios ao consumo

Ação realizada na feira livre da Levada recolheu produtos vencidos e armazenados de forma inadequada

Cássia Oliveira/Ascom SMS 27/12/2023 às 13:06
Fiscalização da Vigilância Sanitária apreende 600 kg de produtos impróprios ao consumo
Produtos recolhidos foram encaminhados para o aterro sanitário da cidade. Foto: Cortesia

Empenhada na tarefa de garantir a segurança alimentar da população, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa de Maceió) segue com as ações de fiscalização em todas as áreas da capital alagoana.

Só nesta quarta-feira (27), a equipe da Visa fez a apreensão, na feira livre da Levada, próximo a Mercado da Produção, de 600 kg de produtos, que estavam com o prazo de validade vencido e em condições inadequadas de armazenamento.

Durante a fiscalização, foram apreendidos produtos como mortadela, leite, biscoitos, flocos de milho, leite de coco, frango e produtos de limpeza. Todo o material recolhido foi encaminhado para descarte no aterro sanitário de Maceió e os ambulantes foram multados. Em casos de reincidência, como o de hoje, as multas vão de R$ 180,00 a R$ 38 mil.

“As equipes da Visa atuam para que não ocorra o descumprimento das normas sanitárias e a venda de produtos impróprios ao consumo da população, mas também levando toda a orientação necessária aos ambulantes, comerciantes e estabelecimentos. Nosso objetivo maior é prevenir riscos à saúde dos maceioenses”, ressalta o chefe especial da Visa, Airton Santos.

Como denunciar irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.