Fique atento aos sintomas, prevenção e tratamento da Meningite

Doença deve ter diagnóstico rápido e tratamento adequado para evitar casos graves e óbitos

Wilson Smith/Ascom SMS 25/05/2023 às 10:27
Fique atento aos sintomas, prevenção e tratamento da Meningite
Meningite é uma doença que precisa de diagnóstico rápido e tratamento adequado. Foto: Reprodução/Internet

A meningite é uma doença inflamatória das meninges, membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Em 2023, a gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) registrou até agora 16 casos de meningite. No ano passado, foram notificadas 33 ocorrências da enfermidade, que é causada por diferentes agentes infecciosos, como vírus, bactérias ou fungos.

A técnica da gerência, Verlane Tenório, enfatizou que quando a meningite não é tratada da forma adequada, o quadro pode evoluir rapidamente para complicações e até mesmo resultar em óbito. Por isso ela chama a atenção para os sintomas da doença.

“Os principais sintomas da doença são febre alta, moleza, dor de cabeça intensa, vômito, náuseas, sonolência, rigidez do corpo com ou sem convulsões, dificuldade de encostar o queixo no peito, rigidez na nuca, inquietação, irritabilidade, dor nas costas ao dobrar as pernas. As formas mais graves podem apresentar manchas do tipo púrpura na pele (petéquias)”, explicou. 

Ao perceber alguns dos sintomas a população pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima, para passar por avaliação dos profissionais de saúde.

O diagnóstico é realizado através de avaliação clínica e exames específicos, que permite identificar o tipo da meningite e indicar o tratamento mais adequado, sendo feito através da punção de um líquido localizado na espinha (o Líquor), que é analisado e é possível determinar se a doença é viral ou bacteriana.

Transmissão 

Conforme Nota Técnica Nº 11 de 2022 da gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, qualquer pessoa pode contrair a doença. No entanto, ela é mais frequente em crianças e em adultos jovens. A meningite também pode ser decorrente de um processo não infeccioso, como doenças reumáticas, inflamações e problemas vasculares.

A meningite é transmitida de pessoa para pessoa, pela via respiratória, gotículas e secreções do nariz e da garganta, como saliva. Uma pessoa infectada pode não desenvolver a doença e ser assintomática, mas mesmo assim é capaz de transmiti-la. Locais com grandes concentrações de pessoas (a exemplo de escolas, creches, faculdades) são ambientes favoráveis à contaminação.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.