Feira de Adoção encerra o ano com imunização e 95 animais adotados

Neste domingo (19) foram adotados oito animais e outros 161, entre cães e gatos, tomaram vacina antirrábica

Ascom SMS 20/12/2021 às 09:40
Feira de Adoção encerra o ano com imunização e 95 animais adotados
Foram aplicadas 161 doses de vacina antirrábica em cães e gatos e oito animais ganharam um novo lar. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

A última Feira de Adoção da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) foi marcada, além dos novos lares para animais resgatados, pela vacinação de mais de 150 doses de vacina antirrábica. Tutores de animais estiveram, neste domingo (19), na estrutura montada na Rua Aberta da Ponta Verde, onde foram disponibilizadas 300 doses de vacina antirrábica, das quais 161 foram aplicadas, 123 em cães e 38 em gatos. Além disso, foram adotados oito animais, totalizando 95 adoções desde a sua abertura, em outubro.

Uma das primeiras pessoas na fila foi Janaína Davino. Ela levou o gato Paçoca e o cãozinho Cheleco para atualizar o cartão de vacinação. “Quando vi a informação ontem no jornal, avisei à minha sogra, que também trouxe o Nick – seu cachorro – para vacinar", comentou. No local, ela também se informou sobre o agendamento para atendimento clínico e o controle populacional por meio do serviço de castração, que é feito por agendamento de forma gratuita na UVZ, no bairro da Cidade Universitária.

Janaína Davino levou o gato Paçoca e o cãozinho Cheleco para atualizar o cartão de vacinação. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Janaína Davino levou o gato Paçoca e o cãozinho Cheleco para atualizar o cartão de vacinação. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

O casal Dalila Rijo e José Gian também levou Sol e Luna. Ela contou que viu a informação pelo Instagram de uma amiga e decidiu levar os animais para a vacinação. “Eu trouxe os dois porque já está na época de atualizar a carteira de vacinação. Essa iniciativa é muito importante para o bem-estar dos animais. Eu já tinha visitado a feira e, se já não tivesse dois animais, certamente adotaria porque sou apaixonada por todos”, contou Dalila.

Já Carlos André Teixeira esteve no local para adotar um animalzinho para sua filha, Joana, de 12anos. Ele já teve cães antes e, como a filha também gosta, decidiu adotar um filhote. Tamanha ansiedade, ele chegou cedo e foi o primeiro a adotar neste domingo (19).

Carlos André Teixeira foi a primeira pessoa a adotar um animalzinho na última feira de adoção de 2021. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Carlos André Teixeira foi a primeira pessoa a adotar um animalzinho na última feira de adoção de 2021. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

Para o coordenador geral de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcellos, 2021 ficará marcado pela retomada das Feiras de Adoção.

“Essa foi nossa última feira do ano. Gostaria de deixar o registro do agradecimento em nome de cada um que compareceu e participou diretamente ou indiretamente para esse feito. Foram 95 animais que receberam um novo lar e várias famílias que receberam um novo membro”, afirmou. “Obrigado a todos pelo empenho e por acreditarem que, juntos, podemos fazer melhor”, finalizou o coordenador.

Como adotar

No ato, a pessoa maior de idade apresenta um documento de identificação com foto, um comprovante de endereço e assina um termo em que se compromete com a adoção responsável. No local, servidores da UVZ dão orientação sobre cuidados com a saúde, vacinas, vermifugação, higiene e alimentação adequados à fisiologia do animal.

Parceira da Feira de Adoção, a marca de ração Excellence doa um quilo de ração adequada ao animal, conforme sua idade e características.

O último passo, antes de receber a cópia do Termo de Adoção, é a chipagem do animal, por meio de um identificador que permite responsabilizar o adotante em caso de abandono do animal. “Esse trabalho é muito importante porque cuidar de um animal exige responsabilidade”, acrescentou Carlos André.

Além de orientar os candidatos à adoção sobre os cuidados apropriados às características fisiológicas de cada animal, os técnicos da UVZ distribuem folhetos educativos específicos com instruções sobre como cuidar de cão filhote, cão adulto, felino filhote e adulto, além de uma lista com "Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Animais".

WhatsApp

A Unidade de Vigilância de Zoonoses recebe demandas da população por meio do telefone fixo (82) 3312-5485, além do WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento nesses canais é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Já o plantão volante acontece, também, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 22h.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.