Farmácia sem alvará de funcionamento é interditada na Chã da Jaqueira

Vigilância Sanitária Municipal constatou, ainda, a venda de medicamentos controlados sem a apresentação de receita médica; irregularidades encontradas são consideradas graves

Nesttor Netto - Ascom SMS 07/02/2024 às 10:42
Farmácia sem alvará de funcionamento é interditada na Chã da Jaqueira
Estabelecimento estava sem alvará. Foto: Cortesia

Em mais uma ação de fiscalização, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), interditou uma farmácia no bairro de Chã da Jaqueira nessa terça-feira (6). De acordo com o órgão, o estabelecimento estava funcionando de forma irregular.

A falta de responsável técnico no local e a ausência de alvará sanitário contribuíram para a interdição do estabelecimento, que também estava comercializando medicamentos de uso controlado sem receita médica. Segundo o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos, as irregularidades da farmácia são consideradas graves e o estabelecimento permanecerá com as portas fechadas até a regulamentação dos trâmites legais.

“Pelo descumprimento das normas sanitárias e de funcionamento, o estabelecimento foi autuado e responderá por processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$ 180 a R$ 38 mil reais. Todas as ações de inspeção têm o objetivo de diminuir riscos à saúde do consumidor e é necessário aplicar as normas e penalizações, a fim de manter o padrão adequado para a execução de atividades”, destacou Airton Santos.

Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.