Exposição e sensibilização abrem Agosto Dourado na Saúde em Maceió

Redação 02/08/2021 às 11:35
Exposição e sensibilização abrem Agosto Dourado na Saúde em Maceió

Ponto alto da programação será lançamento do primeiro posto de coleta de leite materno, na UBS Hamílton Falcão, no Benedito Bentes

Maceió passou a adotar, nesta segunda-feira (2), o tom amarelo ouro como cor oficial das ações de Saúde do município. A cor – relacionada ao valor do leite materno para as crianças, considerado padrão ouro em qualidade – faz alusão à programação do Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno, aberta na manhã de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde.

Aberta com uma exposição e atividades de sensibilização na sede da SMS, a programação integra as ações dedicadas à Semana Mundial de Amamentação 2021 realizadas pela Prefeitura de Maceió, que terá como ponto alto o lançamento do primeiro posto de coleta de leite materno da capital, na Unidade Básica de Saúde Dr. Hamilton Falcão, no Benedito Bentes.

As ações da campanha deste ano serão voltadas ao tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, que ressalta a necessidade da mulher poder contar com uma rede de apoio – família, pai da criança, assistência em saúde – para garantir um processo de amamentação tranquila e sem interrupções.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, reforça que, embora o aleitamento materno envolva diretamente a mãe e o bebê, o ato deve ser amparado e estimulado pela família e seu entorno, incluindo a rede de atenção à saúde. “A campanha deste ano ressalta a importância de proteger a amamentação. Sensível a isso, o prefeito JHC assinou convênio com o Hospital Universitário (HU) para viabilizar a integração do posto de coleta de leite humano que está sendo estruturado na Unidade Básica de Saúde Hamilton Falcão à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Ministério da Saúde”, afirma.

Dr. Aldo Calaça, secretário- adjunto de Gestão de Saúde, destaca importância da amamentação. Foto: Ascom SMS

“A relação mãe e filho começa com a amamentação, e as mulheres a descrevem como uma experiência única. Incentivar essa relação é promover a saúde das crianças, com o equilíbrio emocional e imunológico que o leite materno proporciona”, destacou o secretário adjunto de Gestão de Saúde, Aldo Calaça, que representou a secretária Célia Fernandes na ocasião.

Procurando fortalecer a rede de apoio que assegure uma maior tranquilidade e conhecimento à mulher maceioense, a Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Criança vem procurando atuar junto à Coordenação de Programas Estratégicos da SMS – Saúde da Mulher, do Idoso, do Homem e de Alimentação e Nutrição – com o intuito de fortalecer a assistência nessa área.

Marglene Oliveira, coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança. Foto: Ascom SMS

“O Agosto Dourado vem para intensificar e dar visibilidade às ações rotineiras da atenção básica, que tem nas unidades de saúde a porta de entrada para esse atendimento, pois seguimos o que é preconizado pelo Ministério da Saúde, no estímulo permanente ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, podendo ser estendido, junto à introdução de outros alimentos, até os dois anos de idade da criança”, reforça a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

As atividades comemorativas foram iniciadas com a apresentação do coral “Saúde em Canto”, saudando a todos os presentes, seguido da abertura informal da campanha. Com apresentação a cargo da Drag Queen Patty Maionese – vestida com as cores da campanha – a ação despertou a inspiração nos versos de cordel da fisioterapeuta do NASF, Gabriella Costa, e no relato da servidora Camila Calaça, que descreveu sua experiência como mãe adepta da amamentação.

A abertura das ações do Agosto Dourado foram acompanhadas pela coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica, – referência estadual – Andréa Pinheiro, e também por Rosângela Simões, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário, instituição que será parceira da Prefeitura de Maceió na integração do município à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH), do Ministério da Saúde.

Rosângela Simões destaca iniciativa da Prefeitura de Maceió em implantar 1° Posto de Coleta de Leite Humano da Capital. Foto: Ascom SMS

“Estamos numa grande expectativa para o lançamento deste posto de coleta de leite humano no município de Maceió. Pela primeira vez, teremos um local com instalações adequadas às normas da RDC 171, da Anvisa e uma equipe capacitada para garantir essa assistência e a coleta adequada do leite humano. Para nós, isso é uma contribuição muito importante, não só para o aumento das doações de leite materno, mas principalmente, para a redução da mortalidade infantil”, frisou Rosângela.

Além do lançamento oficial do posto de coleta de leite materno a Unidade Hamilton Falcão (dia 23), o município também vai movimentar as unidades de saúde com atividades educativas sobre o tema direcionadas aos usuários. E chamar a atenção da população em geral com a realiação de blitsz nos semáforos da Capital, nos dias 05 e 13 deste mês.

Varal de fotos foi destaque na abertura da campanha. Foto: Ascom SMS

“O objetivo é sempre mostrar o quanto o aleitamento é benéfico para a mãe e para o bebê, reduzindo o risco de doenças graves em ambos. Mas é preciso voltar o olhar para as dificuldades que a mulher que amamenta enfrenta, com inúmeras responsabilidades sobre ela, e promover a orientação adequada, para que esse processo seja estimulante e natural como tem que ser”, ressalta a fisioterapeuta Edjane De Biase, técnica da Saúde da Criança.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.