Exames laboratoriais podem ser feitos em nove unidades de saúde

Atendimento descentralizado disponibiliza 114 procedimentos e beneficia cerca de 2.800 usuários por semana

Polyanna Monteiro - Ascom SMS 29/05/2023 às 09:41
Exames laboratoriais podem ser feitos em nove unidades de saúde
Procedimentos incluem coleta, análise e entrega de resultados de exames em até 7 dias. Foto: Ascom SMS

Único equipamento da capital alagoana com oferta de exames laboratoriais exclusivos pelo SUS, o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim) funciona, de forma descentralizada, em nove unidades de saúde da capital.  Com sede no PAM Salgadinho, Poço, o serviço disponibiliza 114 procedimentos em áreas como Bioquímica, Hematologia, Bacteriologia, Imuno Hormônio, Parasitologia e Uroanálise. O atendimento nas unidades alcança, em média, 2.800 procedimentos por semana.

Para realização dos serviços, o Laclim conta com equipamentos modernos e uma equipe especializada, composta por técnicos de laboratório, farmacêuticos bioquímicos, biomédicos e analistas clínicos. O laboratório sede funciona de segunda a sábado e seus oito postos de coleta – instalados nas unidades de saúde - de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A farmacêutica bioquímica e diretora do Laclim, Kelma Cristina Félix, ressalta que a descentralização dos serviços disponibilizados pelo Laclin tem ajudado a alcançar mais maceioenses e, com isso, garantir mais saúde à população.

“O serviço descentralizado do Laclim tem funcionado de forma satisfatória e atendido às necessidades de muitos usuários. Nossos procedimentos incluem coleta, análise e entrega de resultados de exames em até 7 dias. Estamos instalados em unidades localizadas no Poço, Benedito Bentes, Bebedouro, Pitanguinha, Jacintinho, Vergel do Lago, Jacarecica, Tabuleiro dos Martins e Graciliano Ramos.

Outro diferencial do Laclim que colaborou para a ampliação do acesso aos procedimentos foi a implantação das coletas domiciliares que acontecem todos os dias, com prévio agendamento, para usuários acamados.

“Quando nos deslocamos até a casa das pessoas, garantimos o acesso ao serviço para os usuários acamados e isso traz benefícios tanto a nível individual como coletivo, pois evitamos que esses usuários desenvolvam doenças por falta desse tipo de assistência ”, enfatizou Kelma Félix.

Acesso aos serviços

Para ter acesso ao atendimento no Laclim, o usuário precisa ter seu procedimento agendado pelo Sistema Gestor de Regulação (antigo CORA), através do setor de marcação nas unidades de saúde ou no próprio PAM Salgadinho. Dentro do Sistema, o Laclim – como estrutura municipal – é o local prioritário para a realização de exames dos usuários do SUS. No dia da coleta, é necessária a apresentação da solicitação médica, guia de agendamento, RG e cartão SUS.

Confira os exames disponíveis no Laclim

Veja aqui as unidades com postos de coleta

Exames laboratoriais podem ser feitos em nove unidades de saúde
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.