Especialista destaca importância da atividade física no combate ao câncer de próstata

Manter o corpo em movimento auxilia na melhoria da resposta imunológica e na elevação de hormônios do bem-estar como endorfina e serotonina

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 11/11/2023 às 09:00
Especialista destaca importância da atividade física no combate ao câncer de próstata
Atividade física como hábito de vida ajuda a manter a saúde em dia. Foto: Núcleos de Atividade Física SMS

"Manter-se em movimento colabora para a prevenção e reabilitação do câncer de próstata". A afirmação é do educador físico da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, José Carlos Minin, que aponta a atividade física como hábito fundamental para aqueles que desejam maior qualidade de vida, seja com o intuito de manutenção da saúde ou de combate a enfermidades adquiridas, como o câncer de próstata.

Segundo o profissional, a prática de Yoga, artes marciais, atividades aeróbicas ou qualquer tipo de modalidade esportiva pode impactar decisivamente no estado de saúde do ser humano.

“A atividade física influencia o comportamento do sistema imunológico e, por isso, é tão necessária, principalmente quando o corpo está acometido por uma doença complexa como o câncer. Melhora do condicionamento cardiovascular, diminuição da mortalidade decorrente da enfermidade e redução do surgimento de comorbidades associadas são alguns dos benefícios que vemos nas pessoas acometidas pela doença que praticam atividade física de forma contínua e responsável”, disse o educador.

José Carlos Minin, educador físico da Saúde de Maceió. Foto: Ascom SMS
José Carlos Minin, educador físico da Saúde de Maceió. Foto: Ascom SMS

O profissional destaca, também, o poder das práticas corporais na melhoria do aspecto psicológico. Para ele, este é um fator que influencia diretamente na saúde geral do corpo e, no caso de pessoas com câncer, pode impactar de forma positiva ou negativa na evolução da doença.

“O exercício físico tem forte atuação na elevação dos níveis de bem-estar das pessoas que tornam a prática um hábito de vida. Muitos estudos já demonstram a relação de práticas corporais com o aumento de hormônios da felicidade e satisfação como endorfina e serotonina e isso nós conseguimos ver, na prática, durante nossa atuação profissional, pois percebemos que pessoas que movimentam mais o corpo se sentem mais bonitas, ativas e felizes, conseguindo ter maior energia para realizar suas atividades diárias. No caso de pessoas com câncer, isso traz resultados incríveis”, concluiu Minin.

Educador físico desenvolve atividades corporais para usuários do SUS. Foto: Sass SMS
Educador físico desenvolve atividades corporais para usuários do SUS. Foto: Sass SMS

Estímulo ao exercício físico em Maceió

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, independente de estar ou não acometido pelo câncer, todos deveriam realizar, pelo menos, 150 minutos de atividade moderada por semana ou 75 minutos de atividade intensa.

Como forma de estimular os maceioenses a adoção desse hábito, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a atuação diária de profissionais de educação física nas unidades de saúde da cidade, desenvolvendo ações junto aos usuários do SUS para promover maior bem-estar e qualidade de vida.

Nas unidades com Estratégia de Saúde da Família, por exemplo, a população conta com as equipes multiprofissionais da Atenção Primária (eMulti), compostas por profissionais de diferentes áreas, dentre eles 10 educadores físicos, que trabalham a promoção e prevenção da saúde e desenvolvem grupos de práticas corporais nos oito Distritos Sanitários da cidade para estimular bons hábitos de vida entre os maceioenses. A estratégia promove atividades como grupos de caminhada, aulas de alongamento, dança, massoterapia, ginástica localizada, dentre outros.

O exercício físico também é bastante incentivado pelos 18 Núcleos de Atividade Física da Secretaria de Saúde de Maceió. O projeto, que tem a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis, oferece serviços como ginástica geral e localizada, avaliações físicas de saúde e oficinas de educação em saúde em 18 bairros de Maceió.

Exercício Físico na melhora da saúde mental

A prática de atividade física é estimulada, ainda, nos Centros de Atenção Psicossocial do Município. Para oferecer o serviço, a SMS conta com educadores físicos nesses equipamentos que desenvolvem grupos de atividades físicas, grupos de xadrez, atividades de auriculoterapia, além de atendimento individual, visitas domiciliares, grupos de educação em saúde, dentre outros.

Servidor em movimento

Para estimular as práticas corporais junto aos trabalhadores da Saúde de Maceió, a pasta conta com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass). A estratégia funciona na própria sede administrativa e é composta por 11 profissionais da saúde, dos quais, dois são educadores físicos que desenvolvem, juntamente com o restante da equipe, atividades como aulas de ginástica laboral, avaliação física, ergonomia, prescrições de exercícios físicos, dentre outras atividades que garantem mais qualidade de vida ao trabalhador da rede pública municipal de saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.