Espaço da Mulher: PAM Salgadinho oferta atendimentos voltados à saúde feminina

Usuárias do serviço têm acesso a ginecologista, mastologista, psicólogos e realização de exames preventivos

Marília Ferreira/Ascom SMS 07/03/2023 às 15:00
Espaço da Mulher: PAM Salgadinho oferta atendimentos voltados à saúde feminina
Fazer exames preventivos é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O mês de março é marcado pela campanha de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo do útero, denominada Março Lilás. Neste período de atenção especial à saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da busca pela prevenção entre as mulheres contra essa e outras graves doenças. 

Para isso, a pasta conta com os serviços de saúde ofertados no Espaço da Mulher do Bloco C do PAM Salgadinho - um ambiente voltado ao cuidado da saúde feminina, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, câncer de mama, dentre outras patologias. 

Funcionando desde 2020, o Bloco C conta com especialidades como Ginecologia, Enfermagem, Proctologia, Mastologia, Climatério, Psicologia e Serviço Social, além da realização dos procedimentos de Colposcopia, Anuscopia, Peniscopia, biópsia do colo, vulva e vagina, entre outros. O local também garante acesso ao público masculino que apresenta sintomas sugestivos de acometimento genital. 

“O Bloco C disponibiliza serviços de saúde para promoção do cuidado à saúde da mulher e do homem também. Especificamente para as mulheres, a colposcopia vai possibilitar a visualização do colo do útero e de todo o canal vaginal. Um exame muito importante, assim como a citologia, que detecta a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se tornem um câncer. Por isso, a prevenção é o caminho que todas as mulheres devem percorrer”, destaca a coordenadora do Bloco C do PAM Salgadinho, Zara Moraes. 

Segundo a diretora do PAM Salgadinho, Sarah Dominique, buscar a prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

“O Março Lilás reforça a importância da prevenção contra o câncer de colo do útero. Por isso, queremos lembrar às mulheres que essa prevenção é fundamental para o diagnóstico oportuno, principalmente de neoplasias do trato genital. A busca pelo serviço ofertado deve ser realizada pelas usuárias e demais usuários, uma vez que, além da saúde da mulher, existe a possibilidade de diagnosticar patologias do trato genital masculino que implicam em adoecimento da mulher”, ressalta.

Como ter acesso aos serviços

Para ter acesso aos serviços do Bloco C do PAM Salgadinho, os usuários devem entrar em contato com o Pronto! - Sistema de Marcação e Regulação de Maceió, por meio do Whatsapp (82) 99321-7974, para realizar a marcação de consultas e exames.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.