Equipe do eNasf promove atividades alusivas ao Março Lilás em unidade de saúde

Dia faz parte da semana de ações alusivas ao Mês da Mulher promovida para unidades do 4º Distrito Sanitário de Maceió

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 10/03/2022 às 13:30
Equipe do eNasf  promove atividades alusivas ao Março Lilás em unidade de saúde
Atividade física incentiva a saúde da mulher. Foto: eNasf 9

A equipe 9 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família/Atenção Primária (eNasf AP 9) tem realizado, durante toda esta semana, uma série de ações alusivas ao Mês da Mulher com as usuárias de Unidades de Saúde do 4º Distrito Sanitário. Nesta quinta-feira (10), foi a vez das mulheres atendidas na Unidade de Saúde da Família João Sampaio, no Conjunto João Sampaio, participarem de atividades educativas e voltadas à melhoria da saúde.

Na ação, usuárias contaram com aulas de aeróbica e dança, além de palestra sobre direitos das mulheres, violência contra a mulher e redes de apoio ao público feminino em Maceió.

O professor de educação física do eNasf 9, Roberto Henrique, conduz o grupo de usuárias ‘Saúde é Vida’, da USF João Sampaio, há quase quatro anos. Mulheres que praticam semanalmente atividades físicas, sob orientação do educador físico e que, na semana dedicada a trabalhar questões alusivas ao mês da mulher, ganharam uma aula especial em homenagem ao público feminino.

"São mulheres que já conhecem a importância da atividade física com ganhos não só no corpo, mas também no aumento da estima, melhora na sociabilidade e diminuição do uso de medicamentos. Mulheres guerreiras que têm se comprometido com nosso grupo diariamente e, por isso, merecem um dia especial de homenagem e muito aprendizado", disse Roberto.

A assistente social, Michelline Costa, conta que além de ações voltadas à saúde, a equipe considerou importante inserir momentos de discussão sobre o machismo, preconceito e direitos das mulheres com as usuárias como forma de incentivar maior reflexão sobre esses temas.

"São assuntos que sempre devem estar em pauta e, nesse mês, principalmente. Falar sobre conquistas, direitos adquiridos, elencar os tipos de violência, além de informar locais em Maceió para onde as mulheres devem se direcionar para receber apoio e direcionamento, ao sofrer qualquer tipo de violência, é imprescindível, pois são reflexões que nos trazem bons resultados e pessoas mais conscientes sobre o tema", afirmou Michelline.

Semana de atividades

O planejamento das ações desenvolvidas pela e-Nasf 9 começou na útlima segunda-feira (7) e vai até esta sexta-feira (11). Dia em que profissionais da equipe farão uma Sala de Espera ainda com as usuárias da USF João Sampaio sobre temas relacionados à saúde da mulher.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.