Enfrentamento à pandemia é destaque em mostra de conselho

Redação 07/10/2020 às 09:54
Enfrentamento à pandemia é destaque em mostra de conselho
Saúde esteve entre primeiros colocados na disputa. Foto: Rede Social/Cosems/AL

Dois setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberam premiação na I Mostra Virtual Alagoas, Aqui Tem SUS – Enfrentamento à Covid-19, realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). A iniciativa teve como objetivo disseminar ações exitosas de combate à pandemia do novo coronavírus, desenvolvidas pelos municípios.

De autoria coletiva, o trabalho intitulado “Telemonitoramento dos casos de síndrome gripal: Implantação de estratégia de enfrentamento da Covid-19 na Atenção Primária do município”, alcançou o 2º lugar na mostra e teve como objetivos realizar telemonitoramento dos casos suspeitos ou confirmados de Síndrome Gripal, relacionados à Covid-19 e em isolamento domiciliar, além de monitorar a evolução clínica dos casos, identificar fatores de risco e realizar o devido encaminhamento do paciente.

Segundo Ednalva de Araújo, coordenadora de Atenção Primária da SMS e uma das autoras do trabalho, alguns casos que inicialmente eram considerados leves se agravavam no transcorrer da doença. “Esse contato foi muito importante porque, nesses momentos de evolução do quadro, conseguíamos orientar o paciente da forma adequada”, explica.

A apresentação da experiência ainda trouxe dados preliminares sobre curados, recuperados que foram obtidos por meio de um instrumento de coleta de dados, contendo informações como dados pessoais, início dos sintomas, presença de comorbidades e número da notificação dos pacientes atendidos pelas unidades de referência.

O trabalho também foi realizado por Letycia Beatriz de Souza, Cristiane Coelho, Joice Fragoso e Cássia Veruska de Carvalho, servidoras da SMS.

Intitulado “Cuidando de quem cuida: lives no Instagram como elemento de capacitação da Saúde Mental de Maceió”, o terceiro lugar na premiação teve como autores principais Eduardo Augusto de Almeida, psicólogo da SMS, e Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS.

Segundo Eduardo Augusto, a pandemia adiou a programação de capacitações presenciais que seriam realizadas pela Gerência de Atenção Psicossocial. Então, utilizar a tecnologia para dar continuidade a essa formação foi uma saída que funcionou muito bem para os profissionais. “O trabalho foi organizado em torno do funcionamento dessas capacitações para nossos profissionais, o que também atraiu a atenção do público em geral para a discussão de temas relacionados à saúde mental e pandemia. Entre os principais assuntos discutidos estiveram a organização da Rede de Atenção em Maceió, suicídio, racismo estrutural e homofobia e as experiências dentro dos Caps com o manejo de pacientes em época de pandemia”, destaca.

Outro trabalho da Saúde Mental municipal que recebeu reconhecimento na mostra foi inscrito pela Assistente Social Roseane da Silva Farias e se chamou “Cuidando de quem cuida: saúde mental dos trabalhadores da SMS”.

“Formamos uma equipe de 10 psicólogos que, por meio do teleatendimento, colocaram-se à disposição para escutar os medos e angústias daqueles que estavam cuidando da população. Queríamos atingir tanto os profissionais que ficaram na linha de frente quanto aqueles que se encontravam em situação de sofrimento psíquico por demais fatores derivados da pandemia”, explica Roseane.

A experiência alcançou o 6º lugar na mostra e contou também com o encaminhamento dos servidores da pasta ao atendimento presencial, quando foi detectada a necessidade.

As ações vencedoras também poderão ser escolhidas para participar da I Mostra Virtual Brasil, Aqui Tem SUS, que está ocorrendo sob a organização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde(Conasems).

Ascom/Sms

]]>
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.