Enfrentamento à obesidade é tema de reunião na Secretaria de Saúde

Redação 08/09/2021 às 12:05
Enfrentamento à obesidade é tema de reunião na Secretaria de Saúde

Encontro buscou traçar estratégias para a promoção de hábitos saudáveis e cuidado integral à saúde

Buscando discutir ações de combate à obesidade no município, profissionais da Gerência de Atenção e Promoção da Saúde (GPES) de Maceió se reuniram na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Secretaria de Saúde, com representantes de diversas entidades. O encontro contou com a presença de Instituições de Ensino Superior, Programas Estratégicos da Saúde e nutricionistas e educadores físicos da rede municipal.

Ações de combate à obesidade é tema de reunião. Foto: Ascom/SMS

Segundo Adriana Toledo de Paffer, coordenadora da GPES, o objetivo é discutir estratégias conjuntas para o enfrentamento da obesidade. “É preciso um olhar mais ampliado para a promoção da saúde, não só relacionado às questões de alimentação e atividades físicas, mas destacando os aspectos biológicos, sociais e econômicos dessa questão, que acarreta, por exemplo um maior índice de doenças crônicas e como consequência um aumento na procura dos serviços de saúde”, destaca.

Foto: Ascom/SMS

Já a nutricionista da Gerência de Promoção e Educação em Saúde, Kelly Barros, apresentou o cenário epidemiológico atual da obesidade com foco nos índices do município. “De acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e com o que foi observado em nossos Núcleos de Atividades Físicas, em 2019 tínhamos 72% de pessoas com excesso de peso, em 2020, esse número caiu para 68% e em 2021 subiu para 81%. Já em relação a obesidade, tínhamos um índice de 24% em 2019, 22,41% em 2020 e 33,7% em 2021”, detalha.

Kelly Barros, nutricionista da Gerência de Promoção e Educação em Saúde de Maceió. Foto: Ascom/SMS

“Entre os principais fatores que contribuem para esses índices estão a má alimentação e o alto consumo de ultra processados, o que é um dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças. Nesse sentido, é preciso fortalecer articulações entre os diversos setores para promovermos hábitos de vida saudáveis e o cuidado integral à saúde”, completa Kelly Barros, nutricionista da Gerência de Promoção e Educação em Saúde do município.

As principais discussões levantadas durante a reunião foram o acesso da população a planos alimentares possíveis e o incentivo de escolhas saudáveis, de acordo com o contexto econômico e cultural de cada localidade, a promoção de atividades educativas nas escolas e o diálogo de profissionais de educação física e nutrição com áreas como saúde mental, o que impactam diretamente na promoção de um estilo de vida saudável.

Atividades já realizadas no município

Durante a reunião tiveram destaque dois projetos em funcionamento no município e que buscam promover uma maior qualidade de vida aos usuários das unidades de saúde, que são os Núcleos de Atividades Físicas e o Quintal Produtivo.

O projeto Quintal Produtivo incentiva a alimentação saudável, terapia ocupacional e fonte de renda com o cultivo de hortaliças e tem como objetivo propor qualidade de vida aos usuários das unidades, incentivando boas práticas de alimentação. Coordenado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), a equipe orienta as pessoas envolvidas sobre o plantio e o consumo de hortaliças, verduras e plantas alimentícias não convencionais, as Pancs.

Já os Núcleos de Atividades Físicas (NAFs) contam com atuação diária de profissionais de educação física nas unidades de saúde e espaços públicos da cidade, onde usuários do SUS realizam atividades físicas sob supervisão dos profissionais para manutenção da saúde e aumento da qualidade de vida. Os NAFs estão localizados em bairros como Vergel, Jacintinho, Feitosa, Canaã e Santo Amaro. O mais recente NAF foi inaugurado no último dia 24 de agosto e fica na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra.

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.