Encontro discute políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista

Atividade contou com a participação do Ministério da Saúde, que apresentou diversas ações de cuidado às pessoas com autismo

Marília Ferreira/Ascom SMS 14/04/2023 às 14:52
Encontro discute políticas públicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista
Evento foi alusivo à campanha Abril Azul - mês dedicado à conscientização do Autismo. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

A Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (14), um encontro virtual com representantes do Ministério da Saúde para discutir políticas públicas e ações de cuidado e desenvolvimento voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A reunião, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Maceió, em Jaraguá, foi alusiva à campanha Abril Azul - mês dedicado à conscientização do autismo.

De acordo com a diretora de Atenção à Pessoa com Deficiência, Teresa Cristina Santos, debates como esse são importantes para obter ainda mais informações sobre programas e ações do Ministério da Saúde, destinados ao cuidado das pessoas com TEA.

“Esse encontro foi um momento único para todos nós que fazemos parte da diretoria, pois estamos aqui para aprender cada vez mais. O Ministério da Saúde nos trouxe muito conhecimento sobre todas as ações voltadas ao TEA e nós, enquanto Município, também temos projetos que estão sendo discutidos para colocarmos em prática. A família, por exemplo, é o polo inicial de tratamento para a criança que tem autismo. Por isso, nesses projetos, temos o objetivo de trabalhar a condução dessa família com uma criança autista”, afirma.

Na oportunidade, representantes da coordenação-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde apresentaram ações de cuidado para as pessoas com TEA, tais como a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Centros Especializados em Reabilitação-CERs, Oficinas Ortopédicas e Serviços de Reabilitação), Organização da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Âmbito do SUS, dados de atendimento, programas nacionais dedicados às pessoas com deficiência e entre outros.

O evento também contou com a escritora e terapeuta Júli Lanser Mayer, que é mãe de uma criança autista, de 9 anos. Ela trouxe sua experiência na criação do pequeno Rafael Mayer através de um depoimento emocionante. Para a profissional e mãe, realizar o acolhimento das famílias por meio de práticas terapêuticas é fundamental para o cuidado emocional.

“Quando recebi o diagnóstico de autismo do meu filho em 2015, foi uma realidade para toda a minha casa também. Foi uma nova vivência para todos nós, e fazer o acolhimento das famílias é muito importante durante essa fase. Se a família não tiver um suporte, seja na saúde ou em instituições educacionais, o processo terapêutico será mais complicado. O cuidado terapêutico com a pessoa autista é extremamente importante, mas também é imprescindível o cuidado direto e contínuo dedicado à família”, destaca.

Abril Azul

O mês de abril é dedicado à conscientização do autismo. A campanha tem o objetivo de informar a sociedade a respeito desta condição, combater discursos e práticas capacitistas e lutar contra a discriminação sobre os mais de dois milhões de brasileiros que possuem algum grau do espectro autista. Chamado de Abril Azul, o mês foi escolhido em razão da celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.