Encontro debate vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos

Articulação visa fomentar propostas de fortalecimento das atividades locais sobre a saúde e meio ambiente

Wilson Smith/Ascom SMS 30/08/2023 às 12:55
Encontro debate vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos
Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos é tema de encontro em Arapiraca. Foto: Cortesia

Profissionais da coordenação-geral da Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM) e do Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest) estiveram presentes na Defensoria Pública do Estado de Alagoas, no município de Arapiraca, nesta quarta-feira (29), para tratar do fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos (VSPEA). 

A Vigilância em Saúde de Populações Expostas aos Agrotóxicos é um programa do Ministério da Saúde, que é composto por um grupo de técnicos que envolvem profissionais das áreas da Saúde (Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária, Epidemiologia, Assistência à Saúde, Atenção Básica), do Meio Ambiente, Educação e Agricultura. 

O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde para ra eunião com os GTs dos municípios prioritários, com o objetivo de fomentar debates e propostas de fortalecimento das atividades locais. 

A coordenação-geral da Vigilância em Saúde Ambiental, Andrea Eufrázio, falou sobre a importância desse encontro. “Foi um momento de apresentar o desenvolvimento da implantação do VSPEA, que tem o objetivo de mitigar os riscos à saúde das populações expostas aos agrotóxicos”, explicou. 

Estavam presentes na ação, a gerente da Vigilância Ambiental, Andrea Eufrázio; a técnica ambiental, Celene Oliveira; a bióloga Márcia Correia; a coordenadora-geral do Cerest Maceió, Sthefane Mello; a técnica de enfermagem, Daniela Nascimento; a assistente social, Renata Dantas e o enfermeiro da atenção primária, Amauri dos Santos. 

Sobre o VSPEA

A VSPEA busca promover a qualidade de vida, reduzir, controlar ou eliminar a vulnerabilidade e os riscos à saúde de populações expostas ou potencialmente expostas a agrotóxicos, por meio da adoção de medidas de prevenção de agravos e doenças, promoção da saúde, vigilância e assistência integral à saúde.

Estudos diversos apontam os agrotóxicos como um dos mais importantes fatores de riscos para a saúde humana, sejam pelos danos provocados à saúde das populações e dos trabalhadores de modo particular, como pelos danos provocados ao meio ambiente.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.