Encontro debate assistência aos pacientes com sífilis, HIV e hepatites virais

Profissionais do programa Saúde da Gente debateram formas de melhorar o atendimento

Marília Ferreira/Ascom SMS 27/06/2023 às 11:20
Encontro debate assistência aos pacientes com sífilis, HIV e hepatites virais
Programa de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS proporcionou a capacitação das equipes do Saúde da Gente. Foto: Ascom SMS

A Coordenação de Prevenção e Controle de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta segunda-feira (26), uma roda de conversa com profissionais do programa Saúde da Gente que atuam no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia e na frente de Saúde nas Comunidades sobre acolhimento, diagnóstico, assistência e fluxos de notificação de pessoas com HIV, sífilis e hepatites virais. O encontro aconteceu no auditório da SMS, no Centro de Maceió.

De acordo com Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, a roda de conversa possibilitou a transmissão de conhecimento na execução dos testes rápidos e o alinhamento na condução em geral dos trabalhos referentes ao setor.

“Uma das frentes de trabalho do programa de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais é o monitoramento, a supervisão e a capacitação das equipes que atuam nos territórios. A roda de conversa teve por objetivo alinhar processos de trabalho referentes à prevenção,  diagnóstico,  tratamento e vigilância dos agravos relacionados ao programa. Por isso, é muito importante transmitir conhecimento aos profissionais de saúde para que eles estejam ainda mais atentos aos mínimos detalhes do processo e executem um trabalho eficaz aos usuários do SUS”, destaca.

Estiveram presentes como facilitadores da roda de conversa profissionais das áreas de prevenção,  assistência,  gestão e vigilância do programa IST HIV Aids e Hepatites Virais. Na oportunidade, os profissionais do Saúde da Gente expuseram suas vivências de trabalho e estiveram atentos às orientações da coordenação para aperfeiçoar o atendimento aos turistas e à população de Maceió.

Testes rápidos

Para auxiliar no diagnóstico precoce da população, a Saúde de Maceió disponibiliza testes rápidos gratuitos que detectam a condição em poucos minutos. O serviço é ofertado em todas as unidades de saúde da capital, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Bloco I do PAM Salgadinho e no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, situado na orla da Ponta Verde. 

O teste rápido é de fácil realização e não necessita de estrutura laboratorial. Ele permite aumentar a agilidade de resposta aos usuários, encaminhar com brevidade para assistência médica e início de tratamento.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.