Em um ano, Saúde da Gente ultrapassou 430 mil atendimentos

Iniciativa que garante a realização de exames e atendimentos clínicos de forma itinerante venceu o Prêmio InovaCidade 2023

Secom Maceió 10/06/2023 às 10:36
Em um ano, Saúde da Gente ultrapassou 430 mil atendimentos
Ação atua de forma itinerante na capital. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Com o objetivo de aproximar os serviços de saúde e atenção primária ainda mais dos maceioenses, o prefeito JHC lançou em Junho de 2022 o programa Saúde da Gente, que neste sábado (10), completa um ano de funcionamento. A iniciativa, nunca antes vista na capital, busca beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social em diversos bairros da capital e ao longo desse período já ultrapassou a marca dos 430 mil  atendimentos. 

Dentre os serviços, 58.085 atendimentos foram voltados para a Saúde da Mulher, 57.931 voltados para a Saúde Infantil, 38.224 de Saúde Mental, 228.607 no Saúde nas Grotas e 49.130 na frente de Saúde Animal.

A ação, que acontece de forma itinerante em vários bairros e comunidades, possui cinco frentes de atuação e permanece por sete dias em cada localidade atendida, facilitando assim, o acesso aos serviços ofertados.

Iniciativa de sucesso garante a realização de exames e atendimentos clínicos. Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS
Iniciativa de sucesso garante a realização de exames e atendimentos clínicos. Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS

Ao longo desses 12 meses de atuação permanente em diversas localidades, a iniciativa chamou a atenção e também acabou sendo vencedora do Prêmio InovaCidade 2023. O Saúde da Gente foi reconhecido por suas ações inovadoras de prevenção, promoção e atenção à saúde. O prêmio foi concedido durante a 10ª Edição do Congresso Smart City Business Brazil (SCB-Br), considerado o mais importante encontro sobre cidades inteligentes na América Latina. 

Com serviços de qualidade e uma atenção permanente com a saúde dos maceioenses, o Ministério da Saúde consolidou Maceió como 1º lugar na qualidade da Atenção Primária à Saúde no Nordeste e 4º lugar no país. A conquista está aliada ao credenciamento de novas equipes de Atenção Primária e à informatização das unidades de saúde. 

O Saúde da Gente e outros programas fizeram com que Maceió saísse, em 2021, de 27% de cobertura da Atenção Básica e fosse para 52%. 

Serviços ofertados

Como parte dos serviços disponibilizados pelo programa estão consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem para mulheres, além de exames de citologia, ultrassom e laboratoriais para o público; atendimento infantil com pediatra, oftalmologista e psicólogo; vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação de animais, dentre outros.

Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.