Em Maceió, núcleos contra o tabagismo garantem ajuda para usuários abandonarem o fumo

Tratamento é feito com reuniões periódicas, medicações adequadas e apoio multidisciplinar

Cássia Oliveira/Ascom SMS 31/05/2023 às 14:15
Em Maceió, núcleos contra o tabagismo garantem ajuda para usuários abandonarem o fumo
Grupo se reúne regularmente e compartilha experiências. Foto: Ascom SMS

Para sensibilizar os usuários que têm buscado os Núcleos de Cessação do Tabagismo do Município e integrá-los ao debate mundial sobre o combate à indústria do tabaco, a coordenação do programa de Cessação do Tabagismo e a equipe do Núcleo sediado no 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Bernardes vêm reforçando, nas reuniões com usuários em tratamento, as diretrizes da campanha alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco – data celebrada nesta quarta-feira (31) – mostrando como cada um pode contribuir para mudar essa realidade.

Com cerca de 180 usuários integrados – nas várias etapas do tratamento – a equipe do Núcleo do 2º Centro procura ir além da utilização dos adesivos de nicotina e medicações adequadas ao tratamento, proporcionando encontros e rodas de conversa, visando estimular a todos para seguir em frente sem o cigarro.

“Esse grupo se reúne há cinco semanas e ainda está aprendendo a enfrentar as dificuldades da decisão de parar de fumar. É a partir dessa decisão pessoal, que procuramos fortalecer cada um com o suporte adequado, repassando informações e compartilhando experiências, facilitando a adaptação ao tratamento”, pontuou a responsável técnica do programa, Laís Porangaba.

Responsável técnica do Programa de Cessação do Tabagismo, Laís Porangaba
Responsável técnica do Programa de Cessação do Tabagismo, Laís Porangaba

Para ajudar os usuários neste desafio, a equipe convidou o psicólogo Daniel Moreno. Mestre em Desenvolvimento Local Sustentável, o profissional trouxe pra roda de conversa desta quarta-feira o tema da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, coordenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - “Precisamos de comida, não de tabaco” – fazendo um paralelo da degradação que a indústria do tabaco causa nas áreas de plantio em todo o mundo, com nosso mundo interior, que é corpo humano, e os efeitos do fumo no organismo, na aparência e no bem-estar de quem o utiliza.

“Nesse momento de transição, é preciso estimular o fortalecimento e a escuta, para que essas pessoas permaneçam firmes no propósito de abandonar o vício de fumar. Dessa forma, procuramos incentivar neles a busca pelo autocuidado, que deixaram para trás, com o cultivo de novos hábitos, como uma boa alimentação, dormir bem, contemplar a natureza, conviver com a família e ter amigos”, explicou Moreno.

Dona Cícera voltou ao Núcleo após sete anos. Foto: Ascom SMS
Dona Cícera voltou ao Núcleo após sete anos. Foto: Ascom SMS

A dona de casa Cícera Santos da Silva, 60 anos, estava entre as pessoas que ouvia atentamente as palavras do profissional. Ela, que começou a fumar aos 17 anos, está de volta ao Núcleo do 2º Centro pela segunda vez, por causa da família.

“Fiz tratamento aqui há sete anos e parei de fumar por um ano e meio. Voltei a fumar, mas sempre escondi dos meus filhos. Este ano, ao completar 60 anos, senti que não dava mais pra ficar assim, tive medo de adoecer e perder a convivência com meus netos. Então decidi que nunca mais voltaria a fumar, voltei pra cá estou me sentindo muito bem”, frisou.

Sandra Regina tomou a decisão pela família. Foto: Ascom SMS
Sandra Regina tomou a decisão pela família. Foto: Ascom SMS

“Eu já sentia a necessidade de parar de fumar, mas só recebi a ajuda e o apoio que eu precisava para abandonar o cigarro quando cheguei aqui. Foi um alívio saber que agora posso pensar num futuro tranquilo com meus filhos e netos”, contou a usuária Sandra Regina Batista, 56 anos, que adotou o uso do cigarro aos 19 porque estava na moda.

De acordo com a terapeuta ocupacional Lara Sandes e a enfermeira Sheyla Moreno, que integram o Núcleo do 2º Centro de Saúde, o grupo estará sob tratamento durante um ano, utilizando o protocolo baseado no método de etapas criado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), que combina reuniões periódicas, com o acompanhamento de equipe multiprofissional e uso de medicamentos complementares e adesivos de nicotina.

Equipe assegura apoio multiprofissional ao usuário em tratamento. Foto: Ascom SMS
Equipe assegura apoio multiprofissional ao usuário em tratamento. Foto: Ascom SMS

Serviço

Para garantir o suporte adequado a quem quer largar o cigarro, o Município dispõe atualmente de cinco Núcleos de Cessação de Tabagismo em funcionamento: 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), USF Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes), Centro Universitário Cesmac (Farol) e Hospital Universitário. Não há necessidade de encaminhamento.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 98873-5231 (WhatsApp).

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.