Em 2025, Saúde apresenta avanços significativos em prevenção, testagem e educação sexual
Ações contínuas de promoção, cuidado e conscientização reforçam o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a proteção das ISTs da população maceioense
Ao longo de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS), por meio do Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais, consolidou um conjunto expressivo de ações estratégicas dedicadas à prevenção, promoção da saúde e ampliação do acesso à informação sobre educação sexual. Entre janeiro e novembro, foram realizadas cinco grandes campanhas educativas: Maceió Verão, Carnaval, Dia da Mulher, São João e Hepatites Virais, acompanhadas por 25 intervenções com orientação individual e coletiva em ações extramuros das Unidades de Saúde, alcançando mais de 40 mil pessoas em diferentes territórios da cidade.
O compromisso com a ampliação do diagnóstico precoce também se destacou no período. Ao todo, foram realizadas 37 ações de testagens itinerantes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, atendendo 1.276 pessoas e totalizando 5.104 testes rápidos executados.
Paralelamente, a SMS intensificou a distribuição de insumos de prevenção, garantindo acesso à população e fortalecendo as estratégias de prevenção combinada. Entre os materiais distribuídos estão 365 auto testes de HIV, além de expressivas quantidades de preservativos e gel lubrificante, incluindo 657.480 preservativos externos, 61.344 preservativos internos e 272.000 sachês de gel.
Ainda no campo da prevenção, o sétimo e oitavo Distritos Sanitários possuem Unidades de Saúde ofertando PrEP ampliando de dois para dez pontos de acesso a este serviço.
No eixo da Educação Permanente em Saúde, a SMS reforçou a qualificação das equipes e o aprimoramento das práticas assistenciais. Foram promovidas oito oficinas sobre prevenção combinada, capacitando 160 trabalhadoras e trabalhadores, além de uma Atualização em Teste Rápido em parceria com o Ministério da Saúde, que reuniu 80 profissionais. Foi instituída a Avaliação Externa da Qualidade de Execução de Testes Rápidos (AEQ-TR) como critério para todas as pessoas que executam testes rápidos no município avaliarem permanentemente seu desempenho na qualidade da oferta deste serviço.
A técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, Teresa Carvalho, destacou a importância desse trabalho continuado, realizado com o apoio da gestão, registrando importantes avanços na prevenção, assistência e controle social relacionados à ampliação dos serviços.
“A área técnica do Programa IST HIV Aids e Hepatites Virais de Maceió vem trabalhando ao longo dos anos na perspectiva de fortalecimento da rede municipal de saúde, para ampliar o acesso de qualidade a todas as pessoas. O trabalho conjunto da vigilância e atenção à saúde alinhado com as demandas da população é fundamental no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids”, relatou a técnica.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.