Em 2021, Vigilância Sanitária capacitou mais de 3 mil profissionais sobre boas práticas

Cursos foram direcionados para os mais diversos setores, visando garantir a qualidade do serviço prestado aos maceioenses

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 31/12/2021 às 09:00
Em 2021, Vigilância Sanitária capacitou mais de 3 mil profissionais sobre boas práticas
Capacitação para profissionais de hemodiálise. Foto: Visa Maceió

Durante o primeiro ano da gestão JHC, a Vigilância Sanitária de Maceió buscou realizar um trabalho mais próximo da comunidade. Além das fiscalizações a estabelecimentos, o órgão desenvolveu uma série de cursos sobre boas práticas e normas sanitárias para diversos segmentos econômicos e de saúde da capital. Ao todo, mais de 3 mil profissionais de cerca de 800 estabelecimentos foram capacitados. A iniciativa busca garantir que serviços e produtos comercializados estejam dentro das normas sanitárias.

Uma das últimas ações ocorreu neste mês de dezembro e foi direcionada a médicos nefrologistas, intensivistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam em serviços de Hemodiálise em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ao todo, foram capacitados 15 profissionais que atuam em hospitais de Maceió, como Santa Casa de Misericórdia, Sanatório, Arthur Ramos e Hospital do Coração. O curso foi conduzido pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos e a química e técnica da Visa, Maria Inez Auadi.

Airton explica que os hospitais também fazem parte dos segmentos sobre os quais a Vigilância tem o dever de fiscalização e orientação.

“É importante que nos aproximemos dos hospitais, pois conhecer e seguir as normas sanitárias é fundamental para o controle de infecções nesses ambientes, o que garante a segurança de profissionais e pacientes”, destaca.

Outros segmentos também receberam as orientações sobre boas práticas da Vigilância ao longo de todo o ano, tais como os permissionários de pescado, ambulantes da orla, hotelaria, avícolas, supermercados, laticínios, salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes, além de escolas públicas e particulares. Também foram realizadas palestras educativas sobre a importância do papel da Vigilância Sanitária e como identificar estabelecimentos com risco sanitário.

O coordenador da Vigilância Municipal informou que a ação faz parte do programa De Olho Vivo e reafirma o compromisso da gestão com as ações educativas, trazendo a comunidade para mais próximo do poder público.

Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Selo Pode Comprar Aqui

Ao longo desse ano, 600 estabelecimentos da capital receberam da Vigilância Sanitária o selo “Pode Comprar Aqui”, que é concedido a locais que estão aptos a funcionar por cumprirem as normas sanitárias estabelecidas pelo órgão.

“Além de conferir a garantia de que os locais apresentam boas condições de funcionamento e seguem todos os protocolos de segurança sanitária, o adesivo serve, também, como orientação ao consumidor sobre qual negócio escolher para adquirir seus produtos e serviços”, continua Airton Santos.

O comerciante que tiver interesse pode solicitar o selo de qualidade para seu estabelecimento comparecendo à sede da Vigilância, que fica na rua Alexandre Passos, s/n – Jaraguá. Para isto, é preciso entrar em contato com o órgão pelo telefone 3312-5496, das 8h às 14h, quando será agendada uma visita ao local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações determinadas pelo Município, poderá receber o indicativo de qualidade.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.