Em 2021, Saúde avançou na promoção do cuidado com a população de Maceió

Destaque nacional com logística de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde atuou este ano com horário estendido até as 21h em todos os Distritos Sanitários da capital

Ascom SMS 18/12/2021 às 08:30
Em 2021, Saúde avançou na promoção do cuidado com a população de Maceió

Transparência e pioneirismo marcam o primeiro ano de trabalho da gestão JHC na Saúde de Maceió. Iniciado com o desafio de vacinar a população contra a Covid-19, o trabalho começou com o reforço de pessoal e estruturação da logística de atendimento adequado à vacinação contra a Covid-19.

O trabalho intenso da Vigilância Sanitária de Maceió foi destaque durante todo o ano, retirando de circulação mais de 70 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano e capacitando milhares de profissionais de estabelecimentos de comerciais e da indústria de alimentos para adequação dos procedimentos às normas sanitárias, assegurando a saúde da população.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também entregou unidades de saúde reformadas e reforçou as campanhas periódicas de combate à dengue, de fortalecimento do cuidado com a saúde da mulher, do homem e da criança, por meio de ações de incentivo à  realização de exames e ao aleitamento materno, entre outras práticas em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Este foi um ano marcante e produtivo na Saúde de Maceió. Trabalhamos com compromisso e responsabilidade de todos os que compõem a Saúde de Maceió para prestar a melhor assistência possível aos usuários do SUS. Estamos finalizamos este primeiro ano da gestão do prefeito JHC com ações inovadoras e conquistas relevantes em benefício dos usuários do SUS. Estamos ajustando algumas práticas para o aperfeiçoamento da oferta de serviços, mas é com grande satisfação que encerramos este ano desafiador com mais de 80% da população imunizada com duas doses das vacinas contra a Covid-19 e com a implantação do Corujão da Saúde nos oito Distritos Sanitários de Maceió. Conseguimos executar as principais metas do primeiro ano desta gestão”, destaca a secretária de saúde de Maceió, Célia Fernandes.

Célia Fernandes, secretária de Saúde de Maceió. Foto: Secom Maceió
Célia Fernandes, secretária de Saúde de Maceió. Foto: Secom Maceió

Corujão da Saúde

Buscando ampliar o acesso da população de Maceió aos serviços oferecidos pelo SUS, oito Unidades de Saúde, uma por Distrito Sanitário, passam a funcionar em horário estendido. O projeto, chamado Corujão da Saúde, foi inaugurado no último dia 3 de dezembro pelo prefeito JHC e pela secretária Célia Fernandes, como parte das ações em comemoração aos 206 anos de Maceió. Além do horário normal durante o dia, as unidades também abrem das 17h às 21h. O Corujão da Saúde visa facilitar o acesso das pessoas que não podem se dirigir aos postos durante o dia para cuidar de sua saúde.

Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS

Durante os atendimentos em horário estendido, os usuários podem contar com serviços como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de outros procedimentos como citologia, pré-natal, testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites Virais, verificação de pressão e glicemia, puericultura (acompanhamento do desenvolvimento infantil), entre outros.

As Unidades que funcionam nesse modelo são a UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS José Tenório (Serraria), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Pitanguinha, UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) e UBS Antônio de Pádua (Pinheiro).

O agendamento para os atendimentos noturnos é feito nas próprias Unidades de Saúde, preferencialmente a partir das 17h. São disponibilizadas diariamente 16 vagas para consultas médicas e de enfermagem por unidade.

Ações de enfrentamento à Covid-19 - A Prefeitura de Maceió tem desenvolvido um trabalho intenso para garantir que cada vez mais pessoas concluam a vacinação contra o coronavírus. Ações de educação em saúde, investimento em modernos equipamentos, contratação de profissionais e aquisição de vacinas para todos os grupos prioritários fazem parte da vasta lista que compõe a atuação do órgão na luta contra a Covid-19.

Desde o início do ano, Maceió já colocou em prática medidas eficientes para o enfrentamento responsável da pandemia para garantir o fluxo de atendimento e agilidade na vacinação. Este trabalho levou a capital a pontuar em repetidas lideranças no ranking das capitais com maior eficiência vacinal, segundo o portal LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.

Em outubro, Maceió avançou para a 5ª posição entre as capitais brasileiras com melhor desempenho no Índice de Transparência de Dados da Covid-19, segundo análise da Open Knowledge Brasil (OKBR). A plataforma ressaltou, em nota técnica, que Maceió teve o maior avanço entre as capitais, subindo do 14º para o 5º lugar no ranking da Transparência, por meio das informações disponibilizadas nos sites vacina.maceio.al.gov.br e covid19.maceio.al.gov.br.

Além de ser a primeira cidade da América Latina a receber o Ônibus da Vacina, unidade itinerante que levou 12 mil doses de vacinas à população em 30 pontos da capital, Maceió criou o Corujão da Vacina - iniciativa que ofertou vacinação até às 21h e muitas vezes até 24h aos maceioenses; vacinação por agendamento virtual; criação do portal Vacina Maceió e a ferramenta Filômetro, para monitoramento do fluxo nos pontos de vacinação, permitindo ao usuário escolher o que tivesse a menor fila.

O Ônibus da Vacina levou 12 mil doses de vacinas à população em 30 pontos da capital. Foto: Secom Maceió
O Ônibus da Vacina levou 12 mil doses de vacinas à população em 30 pontos da capital. Foto: Secom Maceió

A implantação do cartão de vacinação em braile e a aquisição de ultracongeladores para a Central Municipal de Rede de Frio, destinados ao armazenamento de vacinas, também estiveram entre os avanços da saúde para garantir maior eficácia e agilidade no fluxo vacinal, chegando ao início de dezembro com 90%. da população adulta com pelo menos uma dose e 82,95% da população imunizada com duas doses das vacinas contra a Covid-19.

Contratação de profissionais - Antes do final do primeiro mês da gestão, no dia 28 de janeiro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió publicou edital de um Processo Seletivo Simplificado (PSS), com a oferta de 295 vagas, para contratação temporária de profissionais em saúde para operacionalizar as ações de combate à Covid-19. As vagas foram disponibilizadas nas áreas de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Técnico de Informática, Assistente Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

O PSS obteve um total de 9.398 inscrições. Após seleção através de análise curricular, foi feita a convocação de 537 profissionais. Atualmente, 313 profissionais estão inseridos no quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde.

Unidades de Síndromes Gripais - Como reflexo do avanço na vacinação da cidade, a procura por atendimento nas Unidades Referência em Síndromes Gripais (URSG) sofreu baixa considerável e, por esse motivo, três das quatro unidades com atendimento específico retornaram à Atenção Básica para ampliar o cuidado à saúde da população, em geral. As unidades totalizaram 64.375 atendimentos nas quatro unidades disponibilizadas para o atendimento/tratamento exclusivo de pessoas com sintomas de Covid-19 e outras síndromes gripais até o mês de novembro.

Nas URSG também foram feitos – de janeiro até este mês – 22.712 testes de RT/PCR e 456 testes rápidos para detecção de Covid-19.

Unidades reformadas - Os usuários e servidores da Saúde municipal também ganharam, no último ano, mais segurança e conforto com a reforma das Unidades de Saúde Robson Cavalcante (Benedito Bentes), José Guedes de Farias (Santa Amélia), Aliomar Lins (Benedito Bentes) e com a reestruturação do posto de coleta de leite humano na Unidade de Referência Hamilton Falcão, também no Benedito Bentes.

Pintura interna e externa, ampliação de salas, troca e recuperação de mobiliários e equipamentos, climatização das salas de atendimento foram algumas das melhorias realizadas nos locais. Para as reformas, foi investido um milhão, setecentos e noventa e cinco mil reais.

Maria Josenilda da Silva é moradora do bairro da Santa Amélia e usuária da USF José Guedes de Farias há 17 anos. Para ela, a reforma realizada no local só trouxe melhorias. “A estrutura está muito bonita, até parece que nossa comunidade ganhou outro posto de saúde. Mas além da estrutura, eu gosto muito dos profissionais daqui, eles sempre nos acolhem e nos atendem muito bem e com muita atenção”, comenta.

UPA da Santa Lúcia

Nesse mesmo contexto, houve, também, a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Santa Lúcia, que se encontra em andamento. O investimento feito no equipamento é de R$ 4 milhões em recursos do Ministério da Saúde – sem contrapartida financeira do município. A unidade é de porte III e quando estiver pronta, funcionará 14h, dispondo de 15 leitos de internação, 5 leitos de emergência adulto e 1 leito de emergência infantil. A capacidade é para 250 atendimentos diários, tem previsão de conclusão até dezembro deste ano.

Início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Santa Lúcia. Foto: Ascom SMS
Início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Santa Lúcia. Foto: Ascom SMS

Atuação da Vigilância Sanitária de Maceió - O trabalho da Vigilância de Maceió se destacou em 2021 com atuação intensa e frequente de fiscais do órgão no intuito de fiscalizar e educar a população da cidade para diminuir riscos sanitários prejudiciais à saúde humana.

Foram 8.000 estabelecimentos fiscalizados que resultou na apreensão de mais de 70 toneladas de alimentos impróprios para consumo humano e 36 interdições. O órgão também criou um novo canal de comunicação para denúncias de irregularidades via WhatsApp (98705-0730) e ofertou cursos de boas práticas a 3.000 representantes de negócios locais da cidade.

Outra ação da Visa, durante o ano, foi a criação do selo Pode Comprar Aqui, criado para conferir a garantia de que os estabelecimentos que o receberem apresentam boas condições de funcionamento e seguem todos os protocolos de segurança sanitária. Até o momento, foram distribuídos selos a 600 negócios de Maceió dos diversos segmentos da comercialização de alimentos.

Entrega do selo "Pode Comprar Aqui". Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Entrega do selo "Pode Comprar Aqui". Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

“Desde o início de nosso trabalho, nossa intenção sempre foi garantir melhores condições de comercialização dos alimentos por parte dos estabelecimentos de Maceió e hoje a gente já vê grande diferença no trabalho dos locais pelos quais a gente já passou, principalmente em relação a fracionamento de alimentos, armazenamento e produtos com a validade adequada”, comemorou o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS
Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió. Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Unidade de Vigilância em Zoonoses - A Unidade de Vigilância de Zoonoses ampliou o horário de atendimento à população, que funciona das 8h às 16h, intensificando ações de resgate de animais abandonados, que foram tratados, vacinados, castrados e posteriormente, disponibilizados em feiras de adoção realizadas semanalmente em parceria com ONGs de proteção animal. Iniciadas em outubro, as feiras já garantiram um novo lar para 78 animais (cães e gatos).

A vacinação antirrábica também é oferecida na Unidade durante todo o ano, não sendo necessário, portanto, aguardar campanhas anuais para ter o animal vacinado. A Unidade de Zoonoses também oferece testes rápidos para leishmaniose e controle de enteroparasitoses, além do controle populacional de animais com a castração e adoção de cães e gatos.

Para agilizar o atendimento, a UVZ implantou, em novembro, o WhtasApp de serviços, por meio do número 98882-8240.

Retomada dos Centros de Especialidades Odontológicas

Em 2021, a população também contou com a retomada dos serviços no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho e no Centro de Especialidades Odontológicas Rafael de Matos (Henrique Equelman). Os serviços vinham acontecendo de forma esporádica nas unidades e, desde a retomada, já ofertou atendimento a 1.528 pacientes no Rafael de Matos e 3.848 no PAM Salgadinho.

Despolitização das unidades de saúde

Em abril de 2021, o prefeito JHC empossou os novos diretores das unidades de saúde de Maceió. A escolha foi baseada no critério técnico, levando em conta a capacidade e competência profissional de cada um, e não mais política como ocorria em gestões passadas.

Quisemos dar prioridade aos profissionais que já faziam parte do quadro, pois eles conhecem bem as necessidades da pasta e isso está fazendo toda a diferença na atuação desses servidores na Saúde de Maceió”, destacou a secretaria de Saúde Célia Fernandes.

Programa Consultório na Rua

Com o relato de experiência intitulado “(Sobre)viver em situação de rua em tempos de pandemia”, a equipe do Consultório na Rua (CNR) recebeu, na categoria “Ações voltadas para a proteção de grupos vulnerabilizados”, o certificado de reconhecimento de experiência de excelência da iniciativa “Atenção Primária à Saúde (APS) Forte no SUS no combate à Covid-19”.

Foto: Ascom SMS
Foto: Ascom SMS

Organizada em parceira com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), a cerimônia de encerramento fez o reconhecimento público de 19 experiências avaliadas como de excelência e selecionadas entre as 1.471 participantes da iniciativa.

Para a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales, a APS atesta os resultados positivos do trabalho realizado pela equipe durante a pandemia. “Nosso principal objetivo com a experiência foi relatar as estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania, direitos humanos e sociais para lidar com as adversidades relacionadas ao viver na rua em tempos de Covid-19. Para nós, é muito gratificante ver esse reconhecimento, pois é fruto de um olhar humanizado para as pessoas em situação de rua”, afirma.

Consultório na Rua. Foto: Ascom SMS
Consultório na Rua. Foto: Ascom SMS

O trabalho

As equipes do CNR realizam serviços como curativos, vacinação, atendimento de problemas clínicos diversos, cuidados relacionados à saúde mental, atendimentos de saúde bucal, acompanhamento de gestantes, entre outros.

Durante a pandemia, os profissionais também desenvolveram ações especificamente voltadas para o período de pandemia, como disponibilização de álcool em gel 70% e máscaras faciais de proteção descartáveis, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ações informativas e educativas sobre prevenção e controle da Covid-19 na rua e nos abrigos. Também foi feito o acompanhamento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 tanto na rua quanto nos locais de acolhimento e da vacinação do grupo prioritário.

Ações de Combate à dengue

Com o intuito de combater o mosquito Aedes aegypti na cidade, a Saúde realizou a campanha Maceió Unida contra a Dengue, com dois grandes  mutirões de fiscalização de imóveis e de recolhimento de pneus, respectivamente, nos meses de agosto e outubro.

Ao longo do ano, foram realizadas 624.622 visitas domiciliares para inspeção e controle do mosquito, que resultou na detecção de 1083 imóveis com foco e 734 focos, além da coleta de 3.316 pneus em ações direcionadas a borracharias, ferros-velhos e estabelecimentos afins.

Ouvidoria SUS

A Ouvidoria SUS Maceió aguarda o parecer da Comissão Externa de Acreditação de Ouvidores do SUS do Brasil, podendo se tornar o primeiro canal dessa natureza a obter o Selo de Acreditação no Brasil. A expectativa é proporcional ao trabalho desenvolvido, focado no aperfeiçoamento dos mecanismos de participação social nos serviços de saúde em Maceió. De janeiro a agosto deste ano, o serviço fez 1.280 atendimentos, obtendo 99,31% de resolutividade.

Iniciado em agosto deste ano, o processo está em fase de validação de qualidade institucional por meio dos relatórios construídos a partir de visita técnica e entrevistas com representantes dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de parceiros estratégicos, além de análise documental de desempenho e resolutividade.

O processo é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde. Iniciado em Maceió, avalia 24 ouvidorias estaduais, municipais e hospitalares públicas para validação de qualidade institucional.

“O nosso trabalho é bem reconhecido e tem sido feito com muita ética e responsabilidade para dar voz aos usuários do SUS . É muito relevante que a Ouvidoria Ativa do SUS Maceió esteja preste a se tornar o primeiro canal desse segmento no Brasil e a receber esse selo de Acreditação”, enfatiza a ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.