Educação promove formação sobre programa Saúde na Escola

Capacitação foi dirigida aos diretores de escolas municipais

João de Oliveira Filho/Ascom semed 10/04/2023 às 13:49
Educação promove formação sobre programa Saúde na Escola
Formação com diretores escolares sobre o programa Saúde na Escola. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

As ações do Programa Saúde na Escola foram apresentadas aos diretores das unidades de ensino municipais, nesta segunda-feira (10). A formação ocorreu no auditório Paulo Freire, localizado na sede da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), no bairro Cambona.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde de Maceió, sendo desenvolvida nas unidades educacionais do Município.

O programa tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento de ações que integram áreas da saúde e da educação no enfrentamento de vulnerabilidades. Além disto, promove a prevenção de violência e acidentes, avaliação de saúde bucal, verificação da situação vacinal dos estudantes, alimentação saudável, cuidados com a saúde auditiva e ocular e promoção da cultura da paz.

A coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Semed, Kátia Lessa, disse que 74 escolas da rede são atendidas pelo programa, além de 32 creches municipais. “Neste encontro estamos alinhando as ações do programa para esse ano de 2023. O Saúde na Escola contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, explicou.

Para a gerente de Promoção e Educação em Saúde e assistente social, Adriana Paulo Xavier Araújo, o programa propõe que as escolas adotem os temas e trabalhem de forma interdisciplinar, transversalmente, durante todo o ano letivo. 

“São 14 temas trabalhados nas escolas, entre eles a atualização da caderneta de vacina dos estudantes. Nesse momento formativo, a gente vai trabalhar a saúde integral das crianças que compõe também a questão da imunização”, disse.

O programa foi constituído como uma estratégia intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, cujas ações são voltadas às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da educação pública na promoção da saúde e educação integral.

“A gente promove nesse momento formativo, as palestras sobre a atenção integral à saúde da criança com os temas: Desenvolvimento na primeira infância com fisioterapeuta e fonoaudióloga, promoção das práticas esportivas com profissionais de educação física e alimentação saudável nas escolas e creches municipais, concluiu Adriana.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.