Diretoria de Vigilância em Saúde recebe acadêmicos de enfermagem para visita técnica

Ação proporciona imersão nas dinâmicas da Vigilância Epidemiológica

Wilson Smith/Ascom SMS 21/02/2024 às 12:55
Diretoria de Vigilância em Saúde recebe acadêmicos de enfermagem para visita técnica
Alunos conheceram todas as áreas da Diretoria de Vigilância em Saúde. Foto: Wilson Smith/Ascom SMS

Na última terça-feira (20), alunos do sétimo período da graduação de Enfermagem da Uninassau Maceió tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Diretoria de Vigilância em Saúde. A unidade faz parte da Secretaria Municipal de Maceió (SMS). A iniciativa promoveu um encontro direto com a prática da vigilância epidemiológica e demais aspectos relacionados à saúde coletiva e programas de saúde. 

A visita, guiada pelas técnicas Audrey Moura e Camila Ellen, abrangeu todos os setores da diretoria, desde a vigilância sanitária e ambiental até a vigilância epidemiológica, proporcionando uma visão abrangente das atividades realizadas para garantir a saúde pública em Maceió.

A técnica de Vigilância Epidemiológica da SMS, Audrey Moura, falou sobre a importância do trabalho. "A experiência foi enriquecedora para os acadêmicos, que puderam ampliar seu entendimento sobre as diferentes formas de atuação do futuro enfermeiro no campo da saúde pública. A imersão nas dinâmicas da vigilância em saúde despertou nos alunos um olhar mais atento e comprometido com as práticas de vigilância, especialmente no que diz respeito à notificação de casos e ao funcionamento dos sistemas de notificação", relatou.

Integração da comunidade acadêmica e SMS tem sido uma frente de trabalho contínua. Foto: Wilson Smith/Ascom SMS
Integração da comunidade acadêmica e SMS tem sido uma frente de trabalho contínua. Foto: Wilson Smith/Ascom SMS

A iniciativa contribuiu para sensibilizar os futuros profissionais da saúde sobre a importância da vigilância epidemiológica e seus desafios cotidianos. A troca de conhecimento e a vivência prática proporcionada pela visita contribuem com a formação dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do sistema de saúde com maior expertise e consciência profissional.

A atividade ainda propicia a integração entre o serviço público de saúde e a comunidade acadêmica, já que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de profissionais mais qualificados e comprometidos com as demandas da sociedade e as particularidades do SUS.

A Diretoria de Vigilância em Saúde realiza tais atividades com o intuito de promover a troca de conhecimentos e de experiências que enriquecem tanto os estudantes, quanto os profissionais de saúde. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.