Diabetes: linhas de cuidado de Maceió trabalham para prevenção e tratamento da doença

Município atua na promoção de ações educativas e oferta de assistência integral à população

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 14/11/2022 às 10:00
Diabetes: linhas de cuidado de Maceió trabalham para prevenção e tratamento da doença
Unidades disponibilizam atendimento para usuários com diabetes. Foto: Polyanna Monteiro - Ascom SMS

Nesta segunda (14) é celebrado o Dia Mundial do Diabetes Mellitus. A data foi criada para reforçar a necessidade de intensificar a discussão sobre o tema e, com isso, ampliar o olhar das pessoas sobre prevenção e tratamento dessa enfermidade que já acomete 16,8 milhões de brasileiros entre 20 e 79 anos.  

Na Rede Municipal de Saúde de Maceió, o diabetes é uma doença fortemente combatida por meio de um trabalho diário que envolve inúmeras ações educativas e oferta de assistência integral à população em todas as fases evolutivas da enfermidade. Atividades que vão desde a prevenção até o tratamento da doença.

Dentre os serviços ofertados no Município para os maceioenses, a Saúde dispõe das unidades de saúde com profissionais qualificados que promovem grupos com atividades de promoção à saúde como oficinas, dinâmicas, palestras que mantém o tema em discussão para ampliação do conhecimento da comunidade.

O exercício físico também é bastante incentivado em muitos desses locais como forma de estímulo ao bem-estar e promoção da saúde. Para trabalhar nesse contexto, a SMS conta com 17 Núcleos de Atividade Física. Projeto que têm a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis.

Voltado ao tratamento da diabetes, as unidades contam com equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, nutricionistas dentre outras especialidades que oferecem atendimento, de segunda a sexta-feira para as pessoas com diabetes de risco baixo ou moderado.

Ednalva Araújo, coordenadora da Atenção Primária de Maceió. Foto: Polyanna Monteiro - Ascom SMS
Ednalva Araújo, coordenadora da Atenção Primária de Maceió. Foto: Polyanna Monteiro - Ascom SMS

“A Atenção Primária atua na prevenção de doenças como a diabetes mesmo antes delas surgirem, pois ofertamos orientação, educação em saúde e atendimento em todas as fases da vida do indivíduo. Nosso papel também é tratar, mas o foco principal de nossos profissionais é informar e educar a população para que a doença não se desenvolva”, pontuou Ednalva Araújo, coordenadora da Atenção Primária de Maceió.

Já para pacientes com alto ou muito alto risco de complicações decorrentes da doença, a Saúde dispõe do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC).

Situado no Bloco B do Pam Salgadinho, a unidade atende pacientes que apresentarem complicações decorrentes dessas três doenças. O local conta com equipe multiprofissional composta por profissionais como angiologistas, cardiologistas, endocrinologistas , nutrológos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico.

Tem acesso ao serviço, o usuário que é encaminhado, por meio de relatórios de referência e contrarreferência, pela unidade de saúde que já faz o acompanhamento da doença do paciente.

 “A função do CEDOCH é qualificar o atendimento já ofertado à população na Atenção Primária, ou seja, acolhemos os pacientes com quadros mais graves  da doença e proporcionamos um atendimento diferenciado com total monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Fazemos, então, uma prevenção intitulada de secundária, pois evitamos que o usuário evolua para complicações extremamente graves como uma neuropatia, pé diabético ou até amputação de membros”, explicou Camila Moura, gerente de Atenção às Doenças Crônicas de Maceió.

Camila Moura, gerente de Atenção às Doenças Crônicas de Maceió. Foto: Ascom SMS
Camila Moura, gerente de Atenção às Doenças Crônicas de Maceió. Foto: Ascom SMS

Sobre a data

O dia 14 de novembro foi definido em 1991como Dia Mundial do Diabetes pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2006, o dia tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) como resposta ao alarmante crescimento dos números de pessoas acometidas pela doença.

A data foi escolhida por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

O símbolo   do diabetes é um círculo azul. A cor representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.

O dia foi criado para conscientizar o mundo sobre o  reflexo  do diabetes  na saúde e mortalidade da população, além de enfatizar a característica epidêmica e impacto social e  econômico que o aumento acelerado da doença ocasiona na sociedade.

Informações retiradas do site da Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.