Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é comemorado com ação no Centro Pop

Iniciativa reúne usuários do Centro Pop 1

Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes 19/08/2025 às 15:17
Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é comemorado com ação no Centro Pop
Diversos serviços foram ofertados para quem compareceu ao Centro Pop. Foto: Clara Vieira/ Ascom Semdes

Nesta terça-feira (19), Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o Centro Pop 1, no bairro do Centro, recebeu uma ação com vários órgãos parceiros para atender pessoas em situação de rua.

Foram oferecidos os serviços do Cadastro Único com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Maceió (Semdes), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o Consultório na Rua, da Defensoria Pública de Alagoas e da Secretaria de Estado de Prevenção a Violência (Seprev). Também foi feita uma roda de conversa sobre o fim da violência contra pessoas em situação de rua.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a ação teve o objetivo de promover a cidadania e relembrar a luta da população em situação de rua.

“Nossos equipamentos sociais estão trabalhando diariamente para dar uma melhor qualidade de vida para pessoas em situação de rua. É muito importante mostrar para os nossos usuários que existe uma política de atenção voltada especialmente para eles, para que tenham acesso à rede de assistência social e de outras políticas públicas”, ressaltou o titular da Semdes.

A subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, falou da importância da ação. ”Hoje, trouxemos vários serviços para o Centro Pop. Nesse dia de luta da população em situação de rua, queremos reafirmar o nosso compromisso com eles, principalmente, e dizer que  estamos aqui para contribuir com o acesso aos direitos e resgate de vida de cada um”, pontuou.

Rafaely Machado fala da importância do Dia Nacional de Luta. Foto: Clara Vieira/ Ascom Semdes
Rafaely Machado fala da importância do Dia Nacional de Luta. Foto: Clara Vieira/ Ascom Semdes

Rafaely Machado, da Coordenação Nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas, falou dessa data importante. ”O Dia Nacional de Luta da População nasce para dizer não à violência, para dizer não à violação dos direitos da população de rua. Hoje é um dia para nos conscientizarmos dos nossos direitos e reafirmarmos o compromisso com a garantia dos direitos da população em situação de rua”, destacou.

Como parte das ações do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, nesta quarta-feira (20) acontecerá uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) e a Prefeitura de Arapiraca para abordar a temática e ações para esse público e na quinta-feira (21) terá um dia de lazer no Sesc Guaxuma.

A ação tem o apoio do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), MPU, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União (DPU),  Semdes, SMS e Seprev.



SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.