Dia Nacional da Vacinação: Saúde destaca a data para reforçar importância da imunização

Vacinações contra a Pólio e Covid-19 ainda têm baixa procura entre o público infantil de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 17/10/2022 às 14:35
Dia Nacional da Vacinação: Saúde destaca a data para reforçar importância da imunização
Dia Nacional da Vacinação é celebrado nesta segunda (17). Foto: reprodução Internet

Nesta segunda-feira (17) é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, uma data que busca lembrar à população a importância histórica das vacinas para a erradicação ou diminuição da incidência de várias doenças graves como a Covid-19, Varíola, Gripe, Poliomielite, Rubéola, Sarampo e Tétano. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) reforça a importância da procura pela vacinação para que os maceioenses estejam imunizados contra estas e outras enfermidades.

Apesar da data celebrativa, os índices de vacinação não revelam motivos para comemoração, principalmente, entre o público infantil. É que, segundo dados da Gerência de Imunização de Maceió, a procura pela vacinação contra Poliomielite e Covid-19 ainda está baixa entre as crianças da capital.

Até o domingo (16), 2% da população pediátrica (3 a 4 anos), foram totalmente imunizadas contra a Covid-19. O percentual corresponde a 2.844 (9,83%) com a primeira dose e 578 com a segunda dose, sendo que a estimativa é vacinar 28.943 crianças. Já em relação à vacinação contra Pólio, 47,20% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade (4 anos, 12 meses e 29 dias) foram imunizadas, sendo que a meta é atingir 95% deste público.

“Hoje é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, um dia tão importante para lembrar e reforçar a importância das vacinas e da imunização do controle das epidemias. Em Maceió, continuamos com a vacinação contra a Covid-19 e também estamos aplicando todas as vacinas de rotina nas unidades de saúde e nos pontos fixos de saúde da capital, que também disponibilizam as vacinas de campanha, realizadas todos os dias para atender o maior número de pessoas, a fim ficarmos livres das doenças e da reintrodução de doenças que já foram erradicadas em nosso país. Os índices ainda estão baixos, por isso é importante que os pais e responsáveis levem suas crianças para atualizar a caderneta de vacinação”, destaca a enfermeira da Gerência de Imunização, Camila Peixoto.

Onde se vacinar?

A aplicação da vacina contra a Poliomielite e a Covid-19 está sendo disponibilizada nas Unidades de Saúde por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Além disso continuam funcionando os pontos fixos do Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h) e Pátio Shopping (segunda a sábado, das 15h às 21h e  domingo das 12h às 18h).

Neste mês de outubro (Mês das Crianças), a Prefeitura de Maceió está intensificando a vacinação infantil para ampliar a cobertura vacinal entre as crianças. A imunização também está acontecendo aos sábados, a partir das 15h, durante o Massayó Kids, e aos domingos, a partir das 9h, na Rua Aberta (orla de Ponta Verde).

Documentação para vacinação pediátrica

Para vacinar o público infantil contra a Covid-19, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário que o pai e a mãe preencham o Termo de Assentimento para Vacinação Infantil que fica retido no ato de vacinação + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Para receber o imunizante contra a Poliomielite, as mães, pais ou responsável deverão apresentar a caderneta vacinal no ato da imunização. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.