Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com ações em Maceió

Redação 13/10/2021 às 09:50
Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com ações em Maceió

Data foi celebrada com com ações para os servidores e buscou alertar para os cuidados com a saúde mental

A Gerência de Atenção Psicossocial do Município promoveu nesta quarta-feira (13), no prédio sede da Secretaria de Saúde, uma grande mobilização alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no último dia 10 de outubro. Com o tema: “Sua saúde mental importa”, os servidores participaram de diversas atividades de lazer e relaxamento, além de conhecerem mais de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido nos Centros de Atenção Psicossocial de Maceió.

Exposição do trabalho desenvolvido na Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil. Foto: Ascom/SMS

Para Sheila Ferro, gerente de Atenção Psicossocial do Município, a ação busca alertar para a importância dos cuidados com a saúde mental. “É preciso um olhar atento para a nossa saúde mental, para as nossas necessidades, ainda mais em um contexto de pandemia como esse que estamos vivendo. E aproveitando a data, estamos trazendo o trabalho que os usuários do Caps desenvolvem para mostrar a sociedade que não é só com medicamento que o tratamento é feito, mas com arte, cultura e geração de renda. É de suma importância essa valorização, de forma que eles sejam vistos como sujeito de direitos”, destaca.

Sheila Ferro, gerente de Atenção Psicossocial. Foto: Ascom/SMS

Durante a manhã, os servidores participaram de momentos de relaxamento com massoterapia e auriculoterapia, promovido pelos profissionais que realizam Práticas Integrativas no Caps Rostand Silvestre (Jatiúca); exposição e venda de objetos produzidos pelos usuários do Caps Noraci Pedrosa e pela Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) Nise da Silveira (Jacintinho) e exposição de desenhos e fotografias do Projeto Luz Refletida e Beleza Refletida.

Rose Dias é oficineira de fotografia dos Caps e responsável pelo Projeto Luz Refletida e para ela, as oficinas são uma importante ferramenta terapêutica. “Com ela, nos conseguimos mantê-los de forma produtiva e ativa durante todo o tempo que eles passam no Caps e o resultado desse trabalho é maravilhoso. Tanto com o projeto de fotografia quanto o de transformação visual, que é o Beleza Refletida, que busca mostrar o antes e depois de usuárias, representando um resgate da autoestima e da autoconfiança dessas pessoas”, afirma.

Rose Dias, oficineira de fotografia. Foto: Ascom/SMS

As ações da manhã seguiram com a animada apresentação do coral Vôa Vôa, formado há 7 anos e composto pelos usuários e profissionais do Caps Noraci Pedrosa e com aulas de alongamento e zumba com educadores físicos que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial e Núcleos de Cultura e Reabilitação Psicossocial do Município.

Coral Vôa Vôa do Caps Noraci Pedrosa. Foto: Ascom/SMS

A data

Este ano, a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental tem como tema “Saúde Mental em um Mundo Desigual” e pretende aumentar a conscientização e lançar um apelo à ação para proteger as populações em risco, principalmente as que estão em situação de pobreza, evidenciando que o acesso aos serviços de saúde mental continua desigual.

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental e traz importantes reflexões sobre questões de distúrbios mentais e saúde mental, que infelizmente ainda é uma das áreas mais negligenciadas da saúde.

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.