Dia Mundial da Obesidade: conheça linhas de cuidado em Maceió

Incentivo às práticas de atividades físicas e linha de cuidados especializados são ações desenvolvidas pelo Município voltadas a pacientes com obesidade

Ana Cecília da Silva - Ascom/SMS 04/03/2022 às 14:30
Dia Mundial da Obesidade: conheça linhas de cuidado em Maceió
Atividades de incentivo à prática das atividades físicas em Unidades de Saúde. Foto: Núcleos de Atividades Físicas

Celebrado nesta sexta-feira (4), o Dia Mundial da Obesidade é uma data que visa conscientizar a população sobre os fatores de risco e a importância da prevenção da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade pode desencadear fatores de risco para a população, como, por exemplo, diabetes e doenças cardiovasculares.

Para prestar assistência a pacientes com obesidade em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços como o Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC), que funciona no Bloco B do Pam Salgadinho e os Núcleos de Atividades Físicas, que funcionam em 16 bairros da capital.

Gerente de Doenças Crônicas de Maceió, Andréa Barboza. Foto: Ascom/SMS
Gerente de Doenças Crônicas de Maceió, Andréa Barboza. Foto: Ascom/SMS

A gerente do Centro de Referência em Doenças Crônicas, Andréa Barboza, explica a importância do serviço prestado aos maceioenses.

“Esse serviço trata de pacientes que desenvolveram complicações em virtude da obesidade, diabetes e hipertensão, buscando prestar uma assistência integral aos usuários. O paciente obeso é encaminhado pela Unidade de Saúde para o CDOHC, onde recebe um acompanhamento multidisciplinar, visando uma mudança de estilo de vida e hábitos alimentares", informa Andréa.

Ela alerta que “caso esse acompanhamento não surta o efeito esperado, o protocolo é encaminhar o paciente para o programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes, que tem convênio com o Município”, completa

Núcleo de Atividades Físicas

Maceió atua não só no tratamento da obesidade, mas também em sua prevenção. Esse trabalho é feito pelos Núcleos de Atividades Físicas (NAFs), que funcionam em 16 bairros de Maceió, oferecendo atividades físicas com acompanhamento profissional para incentivar um estilo de vida saudável e combater a obesidade entre a população.

Atividades de ginástica realizadas nos núcleos. Foto: NAFs
Atividades de ginástica realizadas nos núcleos. Foto: NAFs

O responsável técnico pelos NAFs, Reinaldo Alves, afirma que em 2021, 72,83% dos usuários acima dos 40 anos atendidas pelos Núcleos, estavam acima do peso. “Dessas, 33,7% são obesos, índice que chama a atenção para a ampliação de estratégias para prevenção e cuidado com a obesidade em vários estágios da vida. Por isso, a oferta de práticas corporais e atividades físicas de forma gratuita é importante para uma melhor qualidade de vida”, explica.

Responsável técnico pelo GPES, Reinaldo Alves. Foto: Ascom/SMS
Responsável técnico pelo GPES, Reinaldo Alves. Foto: Ascom/SMS

As atividades dos NAFs acontecem dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos. Maceió conta com Núcleos distribuídos na Ponta da Terra, Vergel do Lago, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Vermelho, Rio Novo, Feitosa, Jacintinho, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Clima Bom e Guaxuma.

A nutricionista da Gerência de Educação e Promoção em Saúde (GPES), Kelly Barros, revela que além das práticas de atividades físicas, os profissionais realizam avaliação antropométrica e oficinas sobre alimentação saudável com os usuários.

“Quando identificamos a necessidade de acompanhamento de algum usuário atendido pelos Núcleos, encaminhamos para profissionais de Nutrição nas Unidades de Referência. Nesse sentido, buscamos trabalhar promovendo a prevenção da saúde, evitando que os usuários tenham complicações em virtude da doença”, comenta Kelly.

Os Núcleos realizam atividades como ginástica geral, meditação, auriculoterapia e ioga, visando o bem-estar do corpo e da mente. As práticas se dão tanto por demanda espontânea, como por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

No primeiro caso, os interessados devem se direcionar a um dos NAFs e, havendo vaga disponível, os profissionais do local realizam entrevista e solicitação da documentação necessária para serem inseridos no grupo. Já a inserção via UBS, acontece quando a unidade percebe a necessidade no paciente e o encaminha para o Núcleo mais próximo de sua residência.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.