Dia do Farmacêutico: entenda a importância do profissional

Redação 20/01/2021 às 16:28
Dia do Farmacêutico: entenda a importância do profissional

A data é celebrada no dia 20 de janeiro e busca homenagear os profissionais que atuam em diversas áreas da saúde

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data homenageia esses profissionais que atuam em diversas frentes, como por exemplo as farmácias hospitalares, indústrias, clínicas, laboratórios, saúde pública, gestão, educação, entre outras. O principal intuito é promover a segurança de pacientes desde a fabricação e seleção de medicamentos até o monitoramento de reações adversas.

Profissionais de farmácia que atuam nas unidades de saúde. Foto: Coordenação de Farmácia (Foto tirada antes da pandemia)

No município de Maceió, os 105 profissionais de farmácia atuam nas unidades de saúde, laboratórios, Coordenação de Farmácia e Bioquímica, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Farmácia de Maceió (Farmac). No contexto da pandemia da covid-19, a atuação desses profissionais se torna ainda mais importante na saúde pública, estando presente na logística (com o abastecimento de insumos), aprovação de vacinas e medicamentos e cenários de pesquisas acadêmicas.

Paulo Anderson Silva, farmacêutico e coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS. Foto: Ascom/SMS

Paulo Anderson Silva Gomes é farmacêutico e está à frente da coordenação de Farmácia e Bioquímica da SMS. O profissional destaca a importância do profissional de farmácia, ainda mais no atual situação de saúde vivida por conta da covid. “Os farmacêuticos estão sendo fundamentais nesse cenário, atuando no abastecimento de insumos, na aprovação de vacinas, como vimos no caso da equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no desenvolvimento de medicamentos e também nas linhas de frente dos serviços de saúde”, destaca.

“No campo acadêmico, temos ainda os professores e pesquisadores que se dedicam a divulgar pesquisas, esclarecer a população e facilitar seu entendimento sobre no que se deve acreditar ou não no que diz respeito a medicamentos e vacinas, apesar da enxurrada de notícias falsas com as quais nos deparamos diariamente”, completa Paulo Anderson Silva Gomes, coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS.

Farmacêutica Liliane faz visita domiciliar ao paciente. Foto: Coordenação de Farmácia (foto tirada antes da pandemia).

Os perigos da automedicação

Principalmente em um contexto de pandemia, onde muitas pessoas estão utilizando, por conta própria, remédios sem comprovação de eficácia contra a covid-19, o trabalho do farmacêutico se torna ainda mais importante no sentido de alertar a população para os possíveis riscos.

“Sabemos que não há um tratamento medicamentoso eficaz preventivo contra a covid. O que existe são tratamentos que durante a doença vão aliviando os sintomas para que ela não progrida, mas para prevenir não há nada ainda. Então é preciso atentar para o uso indiscriminado de medicamentos que podem mascarar outros sintomas e doenças, causar intoxicação ou mesmo criar no organismo uma resistência a certos microorganismos”, alerta Paulo Anderson da Silva, coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS.

“Todo medicamento dispensado nas farmácias das Unidades de Saúde tem que ser prescrito por um profissional. Não fazemos dispensação sem receita, pois promovemos o uso racional de medicamentos, evitando a automedicação dos pacientes” completa o profissional.

Farmacêutica Mirela Quirino é uma das profissionais que atuam nas unidades de saúde do município. Foto: Equipe – Coordenação de Farmácia (Foto tirada antes da pandemia)

A data

O Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro no Brasil. A ideia de criar uma data que celebrasse os profissionais de Farmácia começou com o farmacêutico Oto Serpa Grandado, que em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos, questionou os colegas o motivo pelo qual não existia um dia especial para comemorar a profissão, já que todas as outras profissões tinham uma data comemorativa.

Entretanto, somente em 23 de janeiro de 2007, através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, o Conselho Federal de Farmácia reconheceu o Dia do Farmacêutico. E, somente em 2010, o Dia Nacional do Farmacêutico foi instituído, de acordo com a Lei n.º 12 338, de 25 de novembro de 2010.

A data foi escolhida em decorrência do fato de que no dia 20 de janeiro é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, criada em 1916.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.