Dia da Saúde Bucal tem ações educativas para crianças da orla lagunar

Redação 25/10/2021 às 16:59
Dia da Saúde Bucal tem ações educativas para crianças da orla lagunar

Evento contou com atividades para alertar as crianças sobre os cuidados com a saúde bucal

O Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista, celebrados nesta segunda-feira (25), foi marcado por diversas ações educativas na orla lagunar de Maceió. As atividades do projeto “Sorria na Orla Lagunar”, promovido pela Gerência de Saúde Bucal de Maceió, foram concentradas no Papódromo (Vergel do Lago) e contaram com brincadeiras, apresentações teatrais, música, dança e distribuição de brindes para crianças. Participaram, ainda, as Unidades de Saúde do II Distrito Sanitário e equipes do Consultório na Rua.

Teatro da Saúde Bucal. Foto: Ronald Luca/Secom Maceió

Para a gerente do II Distrito Sanitário, Kristiane Duarte, o evento representa um momento de união entre os profissionais em prol da população.

“Conseguimos reunir, na tarde de hoje, várias comemorações, como o Dia da Saúde Bucal, o Dia das Crianças e a campanha do Outubro Rosa com serviços e orientações para a população. Trouxemos brincadeiras para as crianças, orientações para as mães e responsáveis e também estamos realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos, fraldas e leite para doação, em comemoração ao Dia das Crianças”, afirma.

Kristiane Duarte, gerente do II Distrito Sanitário da capital. Foto: Ronald Luca/Secom Maceió

Durante a ação, a Gerência de Saúde Bucal realizou uma atividade educativa para as crianças da região sobre escovação adequada. O Teatro da Saúde Bucal, composto por profissionais do Município, retomou suas atividades, com uma apresentação sobre a importância e o cuidado com os dentes na infância para uma vida saudável.

A gerente de Saúde Bucal do Município, Ducy Lily Joazeiro, informou a razão da escolha do local para a realização da ação.

“Após quase dois anos parados por conta da pandemia, estamos retomando nossas atividades educativas em áreas de vulnerabilidade social da nossa cidade, onde muitas vezes as crianças não têm acesso à assistência odontológica e informações sobre como manter a saúde bucal em dia”, explica.

Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal de Maceió. Foto: Ronald Luca/Secom Maceió

“Com essa forma lúdica de passar as informações, conseguimos atingir não só a criança que está assistindo a nossa peça, mas também aos pais e responsáveis para que eles vejam que manter a saúde bucal em dia não é tão difícil. Com essa retomada dos eventos, buscamos estar cada vez mais presentes nesses espaços, levando informação a essas pessoas”, completa a gerente de Saúde Bucal.

A mobilização contou, ainda, com uma apresentação musical do Batuque Mundaú, grupo de percussão formado em 2014 e composto por jovens e adolescentes da Comunidade Mundaú; cama elástica e piscina de bolinhas para crianças; oficina de desenhos com as equipes do Consultório na Rua e distribuição de brindes e kits de escovação.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.