Dia D: Unidades de Saúde de Maceió seguem intensificando vacinação contra Influenza

Estratégia busca resgatar não vacinados na Campanha Nacional para ampliar cobertura de imunização

Marília Ferreira/Ascom SMS 07/06/2023 às 16:40
Dia D: Unidades de Saúde de Maceió seguem intensificando vacinação contra Influenza
Durante todo o mês, Maceió contará com um calendário de intensificação para a imunização de usuários. Foto: Ascom SMS

Buscando ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) permanece mobilizando as unidades de saúde da capital com o "Dia D" de vacinação contra o vírus da gripe.

Durante todo o mês de junho, a SMS estará promovendo um calendário de intensificação para a imunização de usuários em diversos equipamentos públicos de saúde. Nesta quarta-feira (7), a Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, localizada no São Jorge, realizou a mobilização em clima junino e muito animado com o "Arraiá do Zé Gotinha".

A usuária da USF do São Jorge, Valquíria Santos, foi vacinada contra a Influenza junto aos seus três filhos e uma sobrinha. Feliz em proteger sua família contra o vírus da gripe, ela destacou o quanto a vacinação é importante e que precisa se tornar um hábito na vida de todas as pessoas.

"A importância da vacinação é indiscutível. Antigamente, muitas pessoas morriam por falta de vacina. Hoje, com o avanço da medicina, nós temos vacina disponível no SUS. A vacinação, além de ser necessária para nossa saúde, deve ser um hábito", pontuou.

Patrícia Acioli é enfermeira da unidade e pontuou que a imunização garante a proteção contra doenças graves decorrentes do vírus da gripe. Por isso, aqueles que ainda não se vacinaram devem fazer a imunização o mais rápido possível.

"Hoje estamos fazendo o Dia D de vacinação contra a Influenza com o intuito de aumentar a adesão da população ainda não vacinada. Por isso, convidamos a todos os maceioenses para ir até uma unidade mais próxima e realizar a vacinação, pois agora a imunização está disponível para todos. A Influenza é uma doença grave, é importante que todos se imunizem para estarem protegidos contra o vírus", ressaltou.

Dia D na USF José Araújo

A USF José Araújo Silva, localizada no Jacintinho, também promoveu o Dia D de vacinação contra a Influenza. A ação, que aconteceu no Corujão da Saúde da última terça-feira (6), mobilizou os usuários com a intensificação da vacinação e atividades para a ampliação da discussão sobre o tema com o público presente.

Dados da campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou no dia 5 de abril e encerrou no dia 31 de maio. Apesar do término, Maceió segue realizando a vacinação enquanto durarem os estoques do imunizante e, também, para aumentar a cobertura vacinal, que ainda segue baixa. Mesmo após dois meses de campanha, a capital só atingiu 30,54% do público-alvo a ser vacinado, que é de 90%, de acordo com o Ministério da Saúde.

A vacina disponível neste ano de 2023 é trivalente e a formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. O imunizante é constantemente atualizado para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

Confira datas e unidades onde ocorrerão Dia D de vacinação contra a Influenza nos próximos dias

09/06 - USF Ouro Preto;

12/06 - CAIC Benedito Bentes;

13/06 - USF João Moreira (Jacintinho);

14/06 - II Centro de Saúde (Poço);

15/06 - UFS Novo Mundo (Barro Duro);

16/06 - UBS Oswaldo Brandão (Ponta da Terra);

20/06 - UDA Unit (Cruz das Almas);

21/06 - USF Cláudio Medeiros (Rio Novo);

22/06 - USF Tarcísio Palmeira (Pontal da Barra);

23/06 - USF Geraldo Melo (Bom Parto);

27/06 - CAIC Virgem dos Pobres (Dique Estrada);

28/06 - US Guaxuma;

29/06 - URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes).

Locais de vacinação

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió durante o dia, de segunda a sexta-feira, e também em 14 unidades que funcionam com o Corujão da Saúde.

A vacina também é disponibilizada nos seguintes pontos fixos

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;

Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;

Brota na Grota – das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.