Dia D mobilizou usuários da UBS Waldomiro Alencar no encerramento da campanha

Redação 29/11/2021 às 13:00
Dia D mobilizou usuários da UBS Waldomiro Alencar no encerramento da campanha

Unidade de Saúde ofereceu consultas médicas, exames de sangue, testes rápidos para ISTs e glicemia capilar

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldomiro Alencar, localizada no Jacintinho, promoveu, na manhã desta segunda-feira (29), o encerramento da campanha do Novembro Azul com o Dia D em cuidados à saúde do homem. Na ação foram oferecidas consultas médicas, coletas de sangue, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e teste de glicemia capilar.

A ação ainda contou com palestras de equipe técnica da UBS que abordaram temas importantes como “Câncer de Próstata: cuidados e prevenção”, ministrado pela enfermeira, Ana Karinne; “Direitos das Pessoas Acometidas pelo Câncer de Próstata”, abordado pela assistente social, Iraci Cavalcante; “Autocuidado e Saúde Emocional na Prevenção e Tratamento do Câncer de Próstata”, apresentado pela psicóloga, Ivanna Sarmento e “Alimentação na Prevenção no Câncer de Próstata”, que ficou a cargo da nutricionista Viviane Amaral.

De acordo com o gerente da unidade, Josian Paulino, o objetivo da ação foi fazer com que os usuários se sentissem acolhidos nas atividades.

“O Novembro Azul representa um passo importante para os cuidados do homem, já que muitos resistem em cuidar da saúde devido a questões culturais. Nosso objetivo é fazer com que nossos usuários se sintam à vontade para procurar os serviços disponíveis, não somente nessas datas, mas também cotidianamente”, explica.

Campanha

O Novembro Azul é uma campanha mundial destinada ao combate e detecção precoce do câncer de próstata. A falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial.

Tratamento precoce

O diagnóstico precoce é a única forma de combater o câncer de próstata. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal. De acordo com os dados da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, por isso a importância do procedimento.

Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal. Segundo o Instituto Lado a Lado Pela Vida, o tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

Amanda Ferreira (estagiária) Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.