Dezembro Vermelho: Saúde leva prevenção a diversos pontos da capital

Saúde municipal realizou ações de prevenção e testagem para HIV/Aids, hepatites e sífilis em três pontos de Maceió

Redação 17/12/2021 às 12:36
Dezembro Vermelho: Saúde leva prevenção a diversos pontos da capital
Ações de testagem no bairro do Jacintinho. Foto: Gerência IST - Maceió

A campanha do Dezembro Vermelho, mês dedicado a intensificação da luta contra o HIV e Aids, continua oferecendo ações de prevenção em diversos pontos de Maceió. Ao longo desta semana, os profissionais da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais do município percorreram os bairros do Benedito Bentes, Levada e Jacintinho com os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerantes.

Na terça-feira (14) foi a vez da população do Conjunto Paulo Bandeira, no Benedito Bentes, receber ações preventivas e educativas. A atividade ocorreu em parceria com a Associação de Moradores do bairro e disponibilizou 100 testes rápidos, que servem para detectar sífilis, HIV, Aids e Hepatites B e C. A ação também contou com a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Ações de testagem no Conjunto Paulo Bandeira, no Benedito Bentes. Foto: Gerência IST - Maceió
Ações de testagem no Conjunto Paulo Bandeira, no Benedito Bentes. Foto: Gerência IST - Maceió

Já na quarta-feira (15), foi a vez da população que circula pelo Mercado do Artesanato, na Levada. As ações de testagem promovidas pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais fizeram parte do projeto Saúde Vai Até Você, que leva serviços de saúde a mercados públicos e feiras livres e ocorrem por meio de uma parceria da saúde municipal com a Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). No local, foram realizados 100 testes rápidos.

Na quinta-feira (16) as ações chegaram até o bairro do Jacintinho, também fazendo parte do Saúde Vai Até Você, com a distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais educativos e 100 testes rápidos.

Géssyca Melo é gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da Saúde Municipal e afirma que a descentralização das ações permite que mais pessoas tenham acesso a esse serviço. “Quanto mais testarmos melhor, pois é dessa forma que daremos uma orientação e um tratamento adequado para essas pessoas que muitas vezes não sabem que tem essas doenças”.

Se algum teste der positivo para a sífilis, o usuário é encaminhado para a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Já se for detectado um caso de HIV ou hepatites, o tratamento é feito no bloco I do Pam Salgadinho, destinado ao tratamento dessas infecções.

Sobre os Centros de Testagem e Acolhimento (CTA) itinerante

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerantes que estão percorrendo diversos locais de Maceió durante este mês de dezembro permite que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis. O teste é acompanhado de atividades de educação, aconselhamento e intervenção.

Nos CTA’s são realizados os testes rápidos que são feitos a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e o método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba do serviço o encaminhamento necessário para os resultados positivos.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.