Dezembro Vermelho: Saúde leva ações de prevenção à Ponta da Terra

Redação 22/11/2021 às 12:40
Dezembro Vermelho: Saúde leva ações de prevenção à Ponta da Terra

Campanha dedicada à luta contra a Aids e HIV promove aconselhamento e disponibiliza testes rápidos

Moradores da Ponta da Terra contaram, no último sábado (20), com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante, promovido pela Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) Aids e Hepatites Virais de Maceió. A mobilização ocorreu no Instituto Junte-se a Nós e foi alusiva à campanha do Dezembro Vermelho, mês dedicado a intensificação da luta contra a Aids e HIV.

Usuários passam por triagem antes da realização dos testes. Foto: Gerência IST/Aids – Maceió

A gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió, Géssyca Melo, informou que foram feitos 100 testes rápidos. “Os testes buscam detectar quatro doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Dos testes que deram positivo para a sífilis, os usuários são encaminhados para a unidade de saúde mais próxima do local onde moram. Já nos casos de HIV e hepatites, eles são encaminhados para tratamento no Bloco I do PAM Salgadinho”, explica.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e o método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento e encaminhamento necessário. Durante a ação também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, na série histórica de 2014 a 2019 foram notificadas 416 mortes por Aids entre residentes da capital. Diante desses dados, a gerente de IST/Aids e Hepatites Virais de Maceió reforça a mensagem de prevenção da campanha. “É preciso que as pessoas estejam atentas ao uso do preservativo, o método mais conhecido, acessível e eficaz para se prevenir para a infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST)”, completa Géssyca Melo.

O planejamento das atividades ao longo do mês (confira programação) conta com o apoio do grupo Gay de Maceió, do Fórum ONG Aids e do Movimento Nacional das Cidadãs ‘PositHIVas’.

A campanha

A campanha do Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e busca sensibilizar a população sobre os mecanismos de prevenção e diagnóstico dessas doenças e também para a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV/Aids.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.