Dezembro Vermelho: Saúde inicia campanha com testes rápidos e orientações ao público no Centro de Maceió

Ação preventiva ofertou testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, entrega de preservativos, aferição de pressão e glicemia e orientações ao público

Marília Ferreira/Ascom SMS 01/12/2022 às 13:25
Dezembro Vermelho: Saúde inicia campanha com testes rápidos e orientações ao público no Centro de Maceió
Campanha nacional aborda a importância da prevenção contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió iniciou, nesta quinta-feira (1º), as ações do Dezembro Vermelho - campanha nacional de prevenção ao HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A abertura da campanha aconteceu no Calçadão do Comércio, no Centro da capital, e contou com a participação assídua do público que passava pelo local.

Organizada pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, a mobilização contou com a oferta de 60 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, entrega de preservativos masculino e feminino, aferição de pressão e glicemia, além de orientações ao público e encaminhamentos para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Município (Bloco I do PAM Salgadinho, Hospital Universitário ou Hospital de Doenças Tropicais), em caso de resultados positivos. A ação ocorreu em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Fórum ONG Aids e Conselho Municipal LGBTQIA +.

“Neste mês, estamos realizando uma série de ações para sensibilizar as pessoas pela busca da prevenção contra a doença e também pelo diagnóstico precoce, porque uma vez que a gente descobre precocemente a infecção, a gente consegue fazer um tratamento mais tranquilo e, consequentemente, a pessoa diagnosticada pode ter uma qualidade de vida normal. Por isso reforçamos à população sobre a necessidade de estar se prevenindo e também fazer o teste rápido, pois a infecção é bem silenciosa”, orienta a enfermeira da Gerência IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Géssyca Melo. 

A dona de casa Eliseuba Carvalho estava andando nas ruas do Centro de Maceió quando avistou o estande do Dezembro Vermelho. Rapidamente, ela entrou na fila para fazer o teste rápido para HIV.

“É muito bom estar sempre se prevenindo. Nós que temos um companheiro precisamos estar nos cuidando para evitar uma doença e isso serve tanto para nós, mulheres, quanto para os homens. Eu conheço pessoas que já tiveram Aids e, infelizmente, faleceram. Então, é importante buscarmos as unidades de saúde para se prevenir contra essa doença”, comenta.

João Vieira é comerciante e também recebeu atendimento durante a ação. Para ele, buscar a prevenção é fundamental.

“Hoje eu fiz o teste de HIV. Temos que estar sempre se cuidando para evitar doenças como essa, e usar a camisinha também é muito importante para não correr o risco de ter uma infecção”, enfatiza.

Ações durante todo o mês

Dando continuidade à programação da campanha Dezembro Vermelho na capital alagoana, nesta sexta-feira (2) acontece uma audiência pública na Câmara de Vereadores, onde será apresentada a importância de investir na prevenção contra o HIV. Também neste mesmo dia acontece uma ação de prevenção e orientação no CRAS Benedito Bentes, situado no Conjunto Cidade Sorriso. 

Durante todo o mês de dezembro, além dos profissionais da Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, as equipes das Unidades Básicas de Saúde e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) seguirão intensificando as ações educativas da campanha junto à comunidade nos seus territórios.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.