Dentista na Comunidade atende moradores do Morro dos Macacos, em Cruz das Almas

Região de periferia fica próximo à Grota do Rafael, para atender população mais vulnerável

Deborah Freire / Ascom Semas 09/11/2022 às 12:11
Dentista na Comunidade atende moradores do Morro dos Macacos, em Cruz das Almas
Atendimento à população e instalação da van contam com apoio das lideranças comunitárias. Foto: Cortesia

O programa Dentista na Comunidade inicia nesta quarta-feira (09), o atendimento aos moradores da comunidade Morro dos Macacos, em uma área próxima da Grota do Rafael, no bairro de Cruz das Almas.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para levar atendimento odontológico a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que moram em locais distantes de unidades de saúde.

Uma van que funciona como consultório fica estacionada em um local estratégico da comunidade e a equipe formada por dentista e auxiliar atende 16 pacientes por dia, sendo oito a cada turno. São oferecidos os serviços de extração de dentes, limpeza, profilaxia (prevenção de cáries), orientação de escovação, restauração e aplicação de flúor.

O Dentista na Comunidade ficará no local a partir da tarde desta quarta até o dia 18 de novembro. A van está na Rua Ipanema, próximo à Rua do Sossego, após a Assembleia de Deus Grota do Rafael.

O Morro dos Macacos fica em uma região de difícil acesso, já chegando ao bairro do Jacintinho, por isso foi escolhido pelo secretário de Assistência Social, Claydson Moura, para receber os serviços de saúde bucal. Em todas as comunidades visitadas, a instalação elétrica e de água, e o atendimento contam com apoio das lideranças comunitárias dos bairros.

“Nós queremos que todas as pessoas que precisam tenham acesso aos serviços do Dentista na Comunidade. É mais uma ação pensada pela Prefeitura de Maceió para levar saúde a quem mais precisa, que é a população mais pobre, que mora em comunidades mais distantes, e não tem o dinheiro da passagem de ônibus, não tem como deixar os filhos em casa sozinhos. Essas pessoas vão ter disponível a van com dentista e auxiliar pertinho de casa, durante mais de uma semana e, se for preciso, prorrogamos esse prazo”, ressaltou o secretário.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.