Cuidados com a pessoa idosa mobilizam unidades de saúde do município

Redação 04/10/2021 às 13:00
Cuidados com a pessoa idosa mobilizam unidades de saúde do município

Ações dão início à retomada de atividades com grupos de idosos do município

As unidades de saúde do município estiveram mobilizadas, na última sexta-feira (1º de outubro), nas ações do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Os profissionais de saúde despertaram a atenção dos usuários, que puderam ter acesso a informações importantes sobre cuidados com a saúde e momentos de descontração.

Ação desenvolvida na USF Village Campestre I. Foto: Divulgação USF Village Campestre I.

“As equipes das unidades estão empenhadas em retomar as atividades com os grupos de idosos, que proporcionam tanto bem-estar aos nossos usuários. E teremos todo esse mês pela frente para desenvolver atividades que celebrem a data, destacando a prevenção de problemas de saúde e o envelhecimento com qualidade de vida”, frisa a gerente da unidade, Vanessa Oliveira.

UBS Dr. Walter de Moura Lima

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Walter de Moura Lima, situada no Tabuleiro, retomou seu atendimento normal aos usuários – após passar 15 meses como unidade de referência em síndrome gripal – buscando resgatar os vínculos com os grupos desenvolvidos na unidade, em especial o de idosos.

UBS Dr. Walter Moura destacou direito à Caderneta do Idoso. Foto: Divulgação UBS Walter Moura

Na atividade alusiva à data, a equipe da UBS promoveu uma roda de conversa em sala de espera, abordando questões como o direito do idoso ao atendimento prioritário e a utilidade do Disque 100 para a prevenção da violência contra a pessoa idosa. Ao final, foi oferecido um café da manhã com frutas.

USF Village Campestre I

Outro local que tem celebrado a passagem do Dia do Idoso é a Unidade de Saúde da Família (USF) Village Campestre I. Por lá, a programação de ações segue de segunda a quinta-feira, com palestras que abordam a qualidade de vida e o envelhecimento.

Abordagens foram feitas em salas de espera. Foto: Divulgação USF Village Campestre I.

“A equipe tem procurado fazer salas de espera com temas variados de interesse dos usuários, orientando-os, especialmente, acerca de cuidados com a saúde à pessoa idosa, a exemplo da prevenção de quedas”, afirmou a agente de saúde Edneide Ribeiro, lembrando que nessas ocasiões, todos participam de um lanche coletivo.

UBS José Tenório

A data também foi destacada pela Unidade Básica de Saúde José Tenório. Na ação, os profissionais de saúde da unidade puderam contar com a participação de estagiários do curso de Enfermagem da Faculdade FAT, para o desenvolvimento de atividade educativas e palestras relacionadas ao envelhecimento. A ação foi realizada para os usuários nas salas de espera da unidade, sob a coordenação da equipe de Enfermagem.

Equipe abordou envelhecimento ativo e saudável. Foto: Divulgação UBS José Tenório

UBS José Pimentel Amorim

Atividades educativas, alongamento e sorteio de brindes também foram as estratégias utilizadas pela Unidade Básica de Saúde José Pimentel Amorim, localizada no bairro do Salvador Lyra, para conscientizar a população idosa acerca dos direitos definidos pelo Estatuto do Idoso. Por lá, as atividades foram realizadas no espaço aberto da praça que fica em frente a unidade.

“Depois de enfrentar todo esse período de pandemia, estamos fazendo um chamamento dos nossos idosos para retomar as atividades em grupo. Já reiniciamos a atividade com a educadora física duas vezes por semana e queremos seguir nesse ritmo para mantê-los ativos e saudáveis”, frisa a gerente da unidade, Vanessa Oliveira.

Iprev na SMS

No prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esta segunda-feira (04) foi dia de esclarecimento de dúvidas sobre o processo de aposentadoria. Uma equipe do Instituto de Previdência de Maceió (Iprev Maceió) permaneceu durante toda a manhã à disposição dos servidores, respondendo principalmente a questionamentos sobre documentação necessária e os cálculos do tempo de serviço e contribuição.

O atendimento na SMS segue também nesta terça-feira (05). Mas qualquer dúvida direcionada ao Iprev também podem ser respondida pelo whatsapp (82) 98882-8072 ou através do e-mail atendimento@iprev.maceio.al.gov.br.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.