Crianças recebem certificado de coragem após coleta de sangue

Estratégia proporciona maior bem-estar aos pequenos, gerando sensação de acolhimento no público infantil

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 26/10/2023 às 13:04
Crianças recebem certificado de coragem após coleta de sangue
Iniciativa traz maior bem-estar para as crianças na hora dos exames. Foto: Laclim Maceió

No documento entregue ao público infantil, durante o mês das crianças, constam desenhos de super-heróis e os seguintes dizeres: "Certifico que essa criança esteve no Laclim e enfrentou a temida agulha, vencendo a batalha com bravura e coragem”. Palavras que visam oferecer apoio aos pequenos maceioenses que têm comparecido, nos últimos dias, ao Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim) para a realização de exames. A estratégia foi implementada de forma experimental, neste mês de outubro, para celebrar o período que tem como principal pano de fundo o universo infantil.

De acordo com a farmacêutica bioquímica e diretora do Laclim, Kelma Cristina Félix, a ideia de trazer ludicidade ao momento da realização de exames busca proporcionar maior bem-estar para as crianças, gerando uma sensação de acolhimento no público.

 “No mês das crianças, quisemos testar essa estratégia, antes de implementar de forma efetiva na rotina do Laclim. Nosso intuito, com a ideia, foi modificar a visão das crianças sobre o procedimento de coleta, trazendo mais leveza e descontração para a experiência dos pequenos. Podemos afirmar que o resultado foi muito positivo e o objetivo, alcançado”, ressaltou a diretora.

Ainda de acordo com Kelma Félix, o sucesso da estratégia resultará na implantação definitiva da ideia na rotina do Laclim.

“Diante do sucesso que a ideia alcançou com as crianças atendidas este mês, já estamos nos preparando para, em breve, incorporar a entrega do certificado aos procedimentos diários do laboratório e, com isso, alcançar mais crianças que se submetem a procedimentos na unidade”, concluiu.

Serviços oferecidos no Laclim

Com sede no PAM Salgadinho, Poço, o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió, que funciona em nove unidades de saúde da capital, disponibiliza 114 procedimentos em áreas como Bioquímica, Hematologia, Bacteriologia, Imuno Hormônio, Parasitologia e Uroanálise.

O atendimento nas unidades alcança, em média, 2.800 procedimentos por semana. Para realização dos serviços, o Laclim conta com equipamentos modernos e uma equipe especializada, composta por técnicos de laboratório, farmacêuticos bioquímicos, biomédicos e analistas clínicos.

O laboratório sede funciona de segunda a sábado e seus oito postos de coleta – instalados nas unidades de saúde - de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Para ter acesso ao atendimento no Laclim, o usuário precisa ter seu procedimento agendado pelo Sistema Gestor de Regulação (antigo CORA), através do setor de marcação nas unidades de saúde ou no próprio PAM Salgadinho.

Dentro do Sistema, o Laclim – como estrutura municipal – é o local prioritário para a realização de exames dos usuários do SUS. No dia da coleta, é necessária a apresentação da solicitação médica, guia de agendamento, RG e cartão SUS.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.