Crianças recebem assistência por meio do programa Saúde da Gente

Garotada tem acesso à vacinação, psicólogo, pediatra, oftalmologista e outros serviços de saúde

Marília Ferreira/Ascom SMS 12/08/2022 às 14:49
Crianças recebem assistência por meio do programa Saúde da Gente
Clínica itinerante no Jacintinho é voltada para a Saúde Pediátrica. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Iniciado na segunda-feira (8), o programa Saúde da Gente está contemplando comunidades em vulnerabilidade social de Maceió, em diversos bairros da capital alagoana. Um desses locais é o bairro Jacintinho, que até o dia 21 de agosto conta com uma clínica itinerante voltada para a Saúde Pediátrica.

Os moradores do Jacintinho contam com serviços como vacinação contra Covid-19, Poliomielite e atualização da caderneta de vacinação, além de atendimento psicológico, pediátrico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura, encaminhamento para teste do pezinho e da orelhinha para exames nas Unidades de Saúde e orientações para as mães sobre amamentação, alusivas ao Agosto Dourado.

A dona de casa Maria Luiza Carvalho levou a filha Helena Carvalho, de apenas 1 aninho, para receber os serviços de saúde proporcionados pelo programa e aprovou o serviço.

“Eu trouxe minha filha para fazer consulta com o pediatra e oftalmologista. Fiquei sabendo do Saúde da Gente por uma amiga, que é enfermeira daqui deste ponto. Gostei muito dessa oportunidade, quanto mais investimentos na saúde de Maceió, melhor”, comentou.

Dona de casa Maria Luiza Carvalho aprovou o serviço da Prefeitura de Maceió. Foto: Victor Vercant/Acom SMS
Dona de casa Maria Luiza Carvalho aprovou o serviço da Prefeitura de Maceió. Foto: Victor Vercant/Acom SMS

A dona de casa Cícera da Silva, mãe do Lucas Rafael, 11 anos, levou o filho para se consultar com o pediatra e o oftalmologista.

“Ultimamente ele está coçando muito os olhos e acaba ficando com uma certa irritação. Achei uma iniciativa maravilhosa. O atendimento é rápido e bem tranquilo. E como o atendimento vai até às 20h, já facilita para quem não pode vir pelo dia”, destacou.

Ana Cláudia de Lima, também é moradora do bairro do Jacintinho e levou os filhos Cristiano Araújo, de 10 anos, e Ana Clara Araújo, de 5 anos, para serem vacinados e consultados pelo pediatra.

“Meu filho tomou a vacina contra a gripe e minha filha não precisou tomar porque está com todas as vacinas em dia. Inclusive, ela chorou porque queria se vacinar e não pôde no momento. Eu aproveitei a oportunidade e também me vacinei contra a gripe e Covid-19”, relatou.

Ana Cláudia e seus filhos, Cristiano Araújo e Ana Clara, também foram atendidos pelo Programa. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Ana Cláudia e seus filhos, Cristiano Araújo e Ana Clara, também foram atendidos pelo Programa. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

De segunda até esta sexta-feira (12), o ponto do Saúde da Gente do Jacintinho já realizou 183 atendimentos ao público infantil. Nos quatro primeiros dias de funcionamento, o programa acumula quase 500 atendimentos em suas frentes de atuação, que são: Saúde da Mulher (Reginaldo, no Poço), Saúde Infantil (Jacintinho), Saúde Animal (Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária), Saúde Mental e Saúde nas Grotas.

Como acessar os serviços?

Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias. Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

Sobre o programa

O Saúde da Gente é considerado o maior de saúde itinerante do Brasil com 120 frentes de trabalho, cinco áreas de atuação e mais de 500 mil pessoas beneficiadas. O programa contempla nesta semana a população do Jacintinho, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Salvador Lyra, Reginaldo e mais 10 grotas da cidade.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Assistência Social (Semas), o Saúde da Gente conta com atendimentos voltados à Saúde da Mulher, que esta semana se concentram no Reginaldo (Poço); Saúde da Criança, com atendimentos no Jacintinho; Saúde Animal (Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Eustáquio Gomes); Saúde Mental, com 40 psicólogos espalhados pelos Oito Sanitários; e Saúde nas Grotas. As atividades do Saúde da Gente se concentram na Atenção Básica e na Média Complexidade. 

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.