Covid-19: Maceió inicia primeira dose da vacinação para idosos a partir dos 85 anos
A vacinação ocorre de forma simultânea em três pontos da capital e é destinada a idosos com 85 ou mais
O primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em Maceió começou cedo para a aposentada Maria Tereza Gonçalves, de 86 anos. Desde as 8h na fila do drive-thru do Estacionamento de Jaraguá, ela quis ser a primeira da fila de vacinação, que começou às 10h. “Eu sou muito responsável e quis vir logo. Eu tive Covid há quatro meses e fiquei 13 dias internada e não quero novamente. Estava ansiosa e achei prático o drive, que não precisa descer do carro”, relata a aposentada.
Para esta fase da vacinação, Maceió recebeu 6.800 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que serão utilizadas na imunização contra a Covid-19 dos idosos a partir dos 85 anos. A imunização ocorre em três pontos da cidade, das 10h às 16h, o Estacionamento do Jaraguá (modelo drive-thru), Estacionamento do Pátio Shopping (Benedito Bentes) e área de eventos do Maceió Shopping (Mangabeiras). Os usuários devem levar um documento com foto e CPF.
Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, o início da vacinação contra a Covid-19 para os idosos representa um avanço significativo nessa luta contra o vírus. “Nosso maior inimigo é o vírus e iniciar a vacinação é um momento de muita alegria. Todos os três pontos estão funcionando, estamos tendo uma boa adesão de idosos e devemos lembrar que esses locais vão funcionar não só hoje, mas amanhã, depois e próxima semana, então estaremos prontos para que todos possam vir com calma para se vacinar tranquilamente”, destaca o gestor.
Já para Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o enfrentamento da Covid-19, Maceió está dando exemplo ao Brasil. “Isso tudo só está feito e estamos entregando à sociedade essa vacinação com esse nível de organização e de prestação de serviço, porque tivemos a preocupação, desde o primeiro momento. Comandados pelo prefeito JHC e secretário Pedro Madeiro, buscamos um trabalho transparente e integrado. Todas as pastas estão trabalhando, porque o objetivo aqui é um só. Nunca fizemos isso de política, nem vamos fazer, a bandeira aqui tem que ser única e a voz é uma só: salvar vidas”, comenta Moura.
Durante esse primeiro dia de vacinação, 46 profissionais de saúde participaram da imunização em campo. Vale ainda lembrar que esses três postos são exclusivos para a vacinação de idosos. Os profissionais de saúde continuarão sendo vacinados em seus locais de trabalho, conforme etapa prevista no Plano Municipal de Imunização e agendamento da Gerência de Imunização da SMS junto à instituição. Diferente da Coronavac, que possui o intervalo entre doses de 21 dias, a segunda dose da AstraZeneca só deve ser administrada após 12 semanas da primeira aplicação.
O aposentado Pedro Januário garantiu sua imunização no Pátio Shopping. “Estou muito feliz de tomar essa vacina, nunca tive a doença, graças a Deus, mas tenho diabetes e fico com medo, mas ainda bem que agora estou protegido desse vírus”, comemora.
O superintendente do Pátio Shopping, José Roberto Ribeiro, destaca que é uma satisfação poder contribuir com esse momento. “A gente fica muito feliz por montar aqui uma estrutura para a vacinação. Sempre batalhamos muito por essa região, pela parte alta da cidade, então ter esse momento acontecendo aqui é muito importante”, afirma.
Quem não deve se vacinar?
Não devem ser vacinadas pessoas com sintomas gripais ou que tiveram Covid-19 há menos de 30 dias. Também é necessário um intervalo de 14 dias para qualquer vacina que o usuário tenha recebido, como dT [difteria e tétano], Hepatite B, etc.
Pessoas em uso de corticosteroide há mais de 14 dias, em dosagem superior a 20 mg/dia, ou drogas imunossupressoras precisam aguardar o término do tratamento (de 30 a 90 dias a depender da droga) para receber qualquer vacina.
Já os pacientes com doença reumatológica imunomediada ou outras doenças em uso de corticosteroide contínuo diário precisam de avaliação do profissional que o acompanha para autorização da vacinação. Nestes casos, é necessário apresentar a prescrição médica.
Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.