Covid-19: doentes renais em diálise começam a se vacinar em Maceió

Redação 20/04/2021 às 16:51
Covid-19: doentes renais em diálise começam a se vacinar em Maceió

A previsão é de que, até o final de abril, todo o público estará imunizado com a primeira dose

“Agora eu vou voltar a viver minha vida sem medo”. Foi o que disse Edivânia da Silva, doente renal crônica, ao tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (20). Ela, que é uma das 1.313 pessoas enfrentando tratamento de diálise pelo SUS em hospitais de Maceió, revelou ter contraído o coronavírus no início da pandemia e afirma estar aliviada por ter chegado o dia de sua vacinação.

“Quem tem doença renal sabe bem que nossa saúde é mais frágil e por isso a gente tinha que ser prioridade. Quando peguei Covid, eu fiquei com muito medo. Foram 14 dias internada aqui no hospital e eu só pensava se ia sair viva daquela situação. Graças a Deus estou aqui e sinto muita gratidão por isso”, disse Edivânia.

Momento de muita emoção para Edivânia da Silva. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS


Acompanhado da esposa, Ademir Alves disse viver um grande dia, pois também contraiu o coronavírus e chegou a pensar, inclusive, que não ia resistir. “Estou muito aliviado por ter chegado minha vez, pois quando eu peguei esse vírus eu fiquei muito mal e não quero ter que passar novamente por tudo aquilo. Quero cuidar do meu filho e da minha mulher, que sempre estiveram comigo em todos os momentos da minha vida”, disse.

Ademir, que faz diálise há cinco meses no Hospital Sanatório, comemora sua vacinação. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

Novo calendário de vacinação

A vacinação para portadores de doença renal crônica faz parte do novo calendário de vacinação contra o novo coronavírus, que vem sendo cumprido desde o último sábado (17) em Maceió. Nessa data, a imunização ocorreu para os trabalhadores de saúde com 34 anos ou mais e pessoas com Síndrome de Down na faixa etária de 18 a 59 anos. Já no domingo (17), teve início a aplicação das doses em maceioenses com as comorbidades definidas como prioritárias no Plano Nacional de Imunização que estão na faixa etária de 59 anos ou mais.

Para quem possui doença renal crônica e realiza diálise, o calendário vem acontecendo de acordo com agendamento realizado pela Gerência de Imunização junto aos hospitais onde os portadores fazem o tratamento. A aplicação das doses nesse público continuará acontecendo até o fim de abril e se dará nos seguintes locais e datas:

-Hospital Sanatório – 20 e 21 de abril;

-Hospital Veredas – 22 de abril;

-Renal Center – 23 de abril;

-Centro de Hemodiálise Santa Casa – 24 de abril;

-Hospital Vida – 26 e 27 de abril;

-Unirim HMAR – 28 de abril;

– Unirim HCOR – 28 de abril;

– Hospital Ortopédico – 29 de abril;

– Hospital Universitário – 29 de abril.

Polyanna Monteiro. Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.